Interlegis faz parceria com a FENALEGIS para acabar com a exclusão digital das Câmaras

Objetivo é atingir todas as Câmaras que não têm presença na internet

O Programa Interlegis e a Federação dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais (FENALEGIS) estabeleceram uma parceria para incrementar a campanha pelo fim da exclusão digital das Câmaras Municipais do Brasil. Atualmente, cerca de 50% delas não possui o seu portal na internet. A ideia é levar a campanha Solução Web Interlegis – um pacote de ações que inclui a criação do site, a sua hospedagem no datacenter do Programa, a adoção do domínio .leg.br e treinamento – ao maior número possível de casas.

“Nosso desafio é zerar este déficit”, anunciou o presidente da FENALEGIS, Antônio Carlos Fernandes Júnior, ao dar a palavra a Francisco Biondo, coordenador do Interlegis, durante a Assembleia Geral da entidade (que acontece na Câmara dos Deputados nos dias 26 e 27/02).

Biondo explicou que esta é uma campanha iniciada em agosto do ano passado e só vai terminar quando não houver mais Câmaras fora da internet. Esta exclusão é um impedimento para que elas cumpram os dispositivos das leis de Transparência e Responsabilidade Fiscal, além de também impedir a interação com a sociedade – acrescentou.

A Solução Web Interlegis, disse ele ainda, é uma forma adequada, rápida e gratuita – e está acessível a qualquer momento que a Câmara desejar. Em seguida, Biondo, que é o Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Interlegis/ILB, deu detalhes sobre as ações incluídas no pacote e como ter acesso a elas.

O Portal Modelo é o site desenvolvido pelos técnicos do Interlegis especialmente para as casas legislativas, atende os requisitos da legislação, tem todas as funcionalidades que uma Câmara exige, inclusive TV e rádio legislativa, e pode vir acoplado ao Sistema de Apoio ao Processo (SAPL).

O pacote inclui ainda a hospedagem no datacenter do Interlegis, o que evita gastos com infraestrutura e garante a independência da Câmara, a adoção do domínio .leg.br (no lugar do .gov.br, usado pelo Executivo) e, ainda, se necessário, treinamento para os servidores das Câmaras.

A FENALEGIS pretende criar uma espécie de termômetro para acompanhar a adesão das Câmaras e dar publicidade a este fato, como forma de estimular a que todas elas também adotem a Solução Web Interlegis.

Segundo Francisco Biondo e Antônio Carlos, além deste trabalho conjunto, as duas instituições podem desenvolver projetos na área de capacitação dos servidores, uma tarefa que está entre as metas de ambas.