Fevereiro

02

ABRACAM quer fortalecer parceria com ILB

O presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues da Silva e o diretor nacional de assuntos estratégicos, Luiz Henrique Kirchner, visitaram o ILB/Interlegis nesta terça-feira, 3/2, para garantir a continuidade parceria existente entre as instituições e discutir proposta de modernização das Casas Legislativas.

“Queremos ser um braço de modernização e fortalecer os canais de conhecimento e recursos do Interlegis para as Casas se modernizarem cada vez mais”, afirmou Rogério Rodrigues.

O coordenador de Planejamento e Fomento do ILB/Interlegis, Armando Nascimento, explicou a forma de atuação do Interlegis e como ele desenvolve os produtos para serem oferecidos gratuitamente para as Câmaras. Segundo ele, há um conjunto facilitador que não implica em gastos, nem uso de equipamentos que muitas vezes essas casas não possuem: treinamento, a nova versão do Portal Modelo para internet, a adoção do domínio .leg.br e a hospedagem no banco de dados do próprio Interlegis.

Durante o encontro, ambos discutiram projetos como a realização de uma oficina de capacitação sobre a SoluçãoWeb Interlegis para os membros da Kenta, parceira da Abracam, que esteve no Interlegis para apresentar seus produtos.

Câmara Municipal de Feira de Santana visita Interlegis

Comitiva da Câmara veio conhecer produtos tecnológicos

O Presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana/BA, Reinaldo Miranda, acompanhado do vereador Justiniano França, do diretor Humberto Cedraz e do vice-presidente Wellington Morais, visitou hoje (10/2), a sede do Programa Interlegis.  O objetivo do encontro foi demonstrar o interesse da Câmara em manter a comunicação com o Interlegis, uma vez que o Presidente assumiu este posto recentemente. O município já possui os serviços que o Programa oferece, mas  o presidente quis conhecer melhor outro produtos e serviços.

A comitiva da Câmara mostrou interesse no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Também quiseram ouvir mais sobre as oficinas que o Programa oferece, demonstrando a intenção de tornar Feira de Santana uma cidade-polo para que outros municípios vizinhos possam conhecer o Programa por meio das oficinas oferecidas pelo Interlegis.

Ao final da reunião, Reinaldo Miranda afirmou ser importante o estreitamento dessa relação no começo do seu mandato como presidente. “Estou muito satisfeito, achamos importante  ter esse primeiro contato com o Interlegis. Futuramente vamos fazer um grande encontro em regiões vizinhas, onde poderemos passar para outros presidentes de Câmaras da Bahia o papel e a importância do Programa.”

Eles foram recebidos pelo Coordenador de Planejamento e Fomento,  Armando Nascimento e pelo coordenador João Henrique Gouveia, com suas respectivas equipes técnicas, bem como por Paulo Azevedo,  assessor do Diretor Nacional do Interlegis, senador Vicentinho Alves.

 

Senador Roberto Rocha quer usar SoluçãoWEB Interlegis para acabar com exclusão digital no Maranhão

 

O senador Roberto Rocha (PSB- MA) visitou o Interlegis nesta quinta-feira, 12/02, para conhecer o trabalho que o Programa desenvolve para a modernização das Casas Legislativas nos municípios brasileiros. O senador foi recebido pela diretora-executiva do Interlegis/ILB, Elga Lopes, e pelo coordenador de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento.

Durante o encontro Roberto Rocha ressaltou a importância de conhecer a situação de exclusão digital vivida pelo seu Estado, onde 65% das Câmaras Municipais estão fora da internet. Por isso, o parlamentar procurou o Interlegis para solicitar que sejam realizadas nos municípios maranhenses oficinas de treinamento Interlegis.

O senador também quis conhecer detalhes de produtos tecnológicos e de consultoria oferecidos pelo ILB, como a Solução Web Interlegis, o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) e a plataforma de ensino à distância, Saberes. Ele ressaltou ainda, que se empenhará para que as Câmaras, com o uso da tecnologia, possam ampliar a transparência por meio da Internet.

Conheça a SoluçãoWeb Interlegis: http://www.interlegis.leg.br/solucaoweb


Deputado federal Marcos Reategui vem ao Interlegis para tratar de oficina tecnológica no Amapá

A oficina irá atender aos interesses das 16 câmaras do Estado

 

O deputado federal Marcos Reategui (PSC-AP), acompanhado de servidores da Assembleia Legislativa do Amapá, esteve nessa manhã (25/2) na sede do Interlegis para tomar providências para a realização de uma oficina de treinamento para uso das ferramentas tecnológicas Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) . Ele foi recebido pela diretora-executiva do ILB, Elga Lopes e pelos servidores Janary Nunes e Margarete Silva.

O Amapá foi um dos últimos estados brasileiros a contar com serviços de internet. Ao assistir a uma explanação sobre o  Programa Interlegis e sua proposta de auxiliar Câmaras e Assembleias legislativas a alcançarem os objetivos previstos em lei de dar maior publicidade aos atos, por meio do Portal Modelo, o deputado  afirmou que a parceria com o ILB/Interlegis irá levar um “presente de cidadania” para o povo amapaense. O Portal Modelo é a ferramenta que permite a criação de sites para casas legislativas.

Ainda sobre a o Programa, ele disse ser uma iniciativa merecedora de ser seguida pelos outros Poderes. Ressaltou também ações voltadas à transparência e publicidade dos atos com vistas a atender aos interesses da população é algo com o qual ele pretende se envolver ainda mais, estreitando o seu relacionamento com o Interlegis.

Elga Lopes, diretora-executiva do ILB, ao explanar sobre o Interlegis, explicou se tratar de um Programa de Estado, gerido pelo Senado Federal, que oferece economia de escala com os produtos de tecnologia que levam a sua rubrica e dá aos participantes oportunidades de capacitação e troca de experiências por meio de suas comunidades virtuais.

Em breve, a data para a realização da oficina será acertada. A Assembleia espera reunir todas as 16 câmaras da região, além de retomar as atividades da Escola do Legislativo.

Câmara de Campo Novo do Parecis (MT) quer Solução Web Interlegis

Presidente vai fazer a adesão para usar os produtos tecnológicos do Programa

O presidente da Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis, cidade de Mato Grosso, Dionardo Mendes Conceição, visitou a sede do Interlegis, nesta quarta-feira, 25, para conhecer os produtos que o Programa oferece às casas legislativas e solicitar a adesão ao Solução Web Interlegis, pacote de ações para dotar a Câmara de portal na internet, entre outras. Ele estava acompanhado do atual vice e ex-presidente da Câmara, Leandro Martins dos Santos.

Leandro Martins, lembrou que o município se destaca na produção de grãos e no agronegócio do país e que experimentou grande crescimento populacional: em seis anos, a população passou de 22 mil para mais de 36 mil habitantes, o que requer ações mais efetivas para fazer com que as informações cheguem à população.

"A gente não está conseguindo entregar informação, que é um produto da Câmara, das atividades dos vereadores. E entendemos que  essa parceria só vem somar neste esforço".

Durante a visita os servidores Janary Nunes, Margarete Gomes e Ronaldo Oliveira, da Coordenação de Planejamento e Fomento do Interlegis/ILB,  apresentaram a eles os produtos tecnológicos oferecidos pelo Programa gratuitamente às Câmaras, além dos cursos presenciais e a distância.

 

Troca de comando no ILB conta com a presença de toda a equipe

Elga Lopes deixa a diretoria executiva, que é assumida por Helder Rebouças

 

O consultor Helder Rebouças esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 26, com toda a equipe do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que gerencia o Programa Interlegis, para ser apresentado formalmente como novo diretor-executivo do Instituto. Elga Lopes, que deixou o posto para assumir a Secretaria de Transparência do Senado, reuniu o grupo e fez um levantamento das ações recentemente concretizadas e outras em desenvolvimento no ILB.

Algumas das ações citadas foram  a exigência de lançamento de editais de seleção para professor dos cursos promovidos pelo Instituto e a  fixação do prazo máximo de 72 horas para análise e despacho de processos de capacitação. A finalização do texto de Regulamentação do Banco de Talentos, resultado da nova política de capacitação da Casa também foi lembrado como uma ação realizada. Ainda foram registrados como resultados da capacitação a certificação 1700 servidores em cursos presenciais e 176 mil em cursos à distância, que podem ser realizados por qualquer cidadão.

O Programa Interlegis também mereceu destaque com o registro da economia em escala para as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de aproximadamente 140 milhões de reais em todo o país, com o uso da ferramenta tecnológica Portal Modelo, e outros 160 milhões em serviços de hospedagem. Todos eles produtos e serviços desenvolvidos por técnicos do Programa e disponibilizados gratuitamente para as casas legislativas.

A ex-diretora Elga Lopes recebeu o reconhecimento por sua atuação à frente do ILB e Helder Rebouças enfatizou a importância das marcas ILB e Interlegis para a agenda positiva do Senado. Helder Rebouças já ocupou o cargo de diretor-executivo do órgão em 2013 quando deixou o cargo para assumir a Diretoria-Geral do Senado.

Interlegis faz parceria com a FENALEGIS para acabar com a exclusão digital das Câmaras

Objetivo é atingir todas as Câmaras que não têm presença na internet

O Programa Interlegis e a Federação dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais (FENALEGIS) estabeleceram uma parceria para incrementar a campanha pelo fim da exclusão digital das Câmaras Municipais do Brasil. Atualmente, cerca de 50% delas não possui o seu portal na internet. A ideia é levar a campanha Solução Web Interlegis – um pacote de ações que inclui a criação do site, a sua hospedagem no datacenter do Programa, a adoção do domínio .leg.br e treinamento – ao maior número possível de casas.

“Nosso desafio é zerar este déficit”, anunciou o presidente da FENALEGIS, Antônio Carlos Fernandes Júnior, ao dar a palavra a Francisco Biondo, coordenador do Interlegis, durante a Assembleia Geral da entidade (que acontece na Câmara dos Deputados nos dias 26 e 27/02).

Biondo explicou que esta é uma campanha iniciada em agosto do ano passado e só vai terminar quando não houver mais Câmaras fora da internet. Esta exclusão é um impedimento para que elas cumpram os dispositivos das leis de Transparência e Responsabilidade Fiscal, além de também impedir a interação com a sociedade – acrescentou.

A Solução Web Interlegis, disse ele ainda, é uma forma adequada, rápida e gratuita – e está acessível a qualquer momento que a Câmara desejar. Em seguida, Biondo, que é o Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Interlegis/ILB, deu detalhes sobre as ações incluídas no pacote e como ter acesso a elas.

O Portal Modelo é o site desenvolvido pelos técnicos do Interlegis especialmente para as casas legislativas, atende os requisitos da legislação, tem todas as funcionalidades que uma Câmara exige, inclusive TV e rádio legislativa, e pode vir acoplado ao Sistema de Apoio ao Processo (SAPL).

O pacote inclui ainda a hospedagem no datacenter do Interlegis, o que evita gastos com infraestrutura e garante a independência da Câmara, a adoção do domínio .leg.br (no lugar do .gov.br, usado pelo Executivo) e, ainda, se necessário, treinamento para os servidores das Câmaras.

A FENALEGIS pretende criar uma espécie de termômetro para acompanhar a adesão das Câmaras e dar publicidade a este fato, como forma de estimular a que todas elas também adotem a Solução Web Interlegis.

Segundo Francisco Biondo e Antônio Carlos, além deste trabalho conjunto, as duas instituições podem desenvolver projetos na área de capacitação dos servidores, uma tarefa que está entre as metas de ambas.

 

Ações do documento