Interlegis – o vigor dos 20 anos

As duas décadas de criação do Interlegis foram marcadas de duas maneiras: a realização de um conjunto de ações comemorativas, feita de forma discreta, e um ano de intensa atividade junto às casas legislativas com resultados expressivos. Este sim, um registro impressionante da data, comprovado em números.

Em 2017, mais uma vez, a força do Interlegis se confirmou nas 60 oficinas, 16 encontros, 6000 pessoas beneficiadas e 600 casas legislativas de 18 estados alcançadas. Além das mais de 60 visitas institucionais de vereadores, deputados estaduais, servidores municipais, diretores das escolas do Legislativo e entidades parceiras. Tudo divulgado nas quase 240 matérias publicadas no site.

Movido à inovação e sintonizado com as necessidades das câmaras municipais e das assembleias legislativas, o Interlegis lançou nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL 3.1 (com painel eletrônico); adotou a solução em TI Docker, melhorando a portabilidade de seus produtos tecnológicos; e disponibilizou, após testar em câmaras-piloto, o e-mail corporativo, para dar caráter institucional à troca de mensagens eletrônicas das casas.

Também começou e fechou o ano com Encontros e oficinas inéditas: o Encontro Nova Legislatura – para vereadores empossados no final de 2016 –, e as oficinas de Orçamento Público; Licitações e Contratos; e Mulheres nas Casas Legislativas. Sucessos de público.

Outros destaques foram a nona edição do Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia, o EnGITEC e o fim da exclusão digital das câmaras municipais do Estado de Rondônia, com o apoio do Interlegis.

 

Revista, campanha e vídeo da TV Senado

Em comemoração aos 20 anos, o Interlegis produziu uma revista especial para ser distribuída para senadores, servidores e todos os presidentes de Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do país. Organizada em três partes: história; impacto nas instituições; e resultados, a publicação com 60 páginas pode ser acessada aqui.

Com o mote “Transformando pessoas e instituições”, também foi realizada uma campanha interna com a criação de um selo e a produção de material publicitário para celebrar a data que coincidiu com os 20 anos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), o gestor do Programa Interlegis. Golpe de sorte do destino.

A TV Senado  produziu um vídeo sobre o Interlegis. O Jornal do Senado  reservou uma página para o Interlegis e a Rádio Senado fez uma reportagem especial sobre o Programa, sua história, missão e conquistas.