Em Registro, alunos fazem treinamento para uso do SAPL

Nova versão da ferramenta permite o uso de painel eletrônico e de ferramenta de compilação de textos

Foi encerrada na manhã desta quarta (23) a oficina de Portal Modelo da Câmara de Registro (SP). De hoje até o dia 25 é a vez da oficina de Sistema SAPL 3.1.

São dezessete alunos dos municípios de Registro, Miracatu, Barra do Turvo, Pariquera-Açu, Piedade, Estância Turística de Ibiúna, Ilha Comprida e Saquarema (RJ). O servidor do ILB, Josiel Magrini, conduz o treinamento.

Desde o ínicio da semana Registro sedia duas oficinas de treinamento do Interlegis, de dois dias e meio de duração cada, que pretendem ensinar os servidores das câmaras a utilizar esses importantes recursos desenvolvidos pelo Interlegis para modernizar e melhorar a comunicação e a transparência nas casas legislativas: Portal Modelo e SAPL.

Trata-se de duas ferramentas tecnológicas disponíveis para as casas legislativas que necessitem ter um site próprio, armazenado sem custos no datacenter do Interlegis, objeto do treinamento de Portal Modelo, e de um sistema automatizado para o processo legislativo, o SAPL. Os participantes serão treinados para operar a nova versão do Sistema, o SAPL 3.1, que traz duas novas funcionalidades: o painel eletrônico e os textos articulados.

O Painel Eletrônico é uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias. Facilita os trabalhos da Mesa quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

O Texto Articulado é uma nova ferramenta criada para compilar proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas que permite fazer vinculações entre os documentos e ver uma linha do tempo na norma original, com suas diferentes versões.

Oficina de Portal Modelo 

Os participantes da oficina de Portal Modelo foram treinados no início da semana por Adalberto Oliveira, especialista em processo legislativo, servidor do ILB. Os alunos vieram de Registro, Miracatu, Barra do Turvo, Pariquera-Açu, Estância Turística de Ibiúna, Ilha Comprida, Jacupiranga e Saquarema e Quatis, ambos no Rio de Janeiro.