Helder Rebouças, diretor-executivo do ILB discute cooperação com instituições de ponta em S. José dos Campos

Comitiva visitou o Instituto de Pesquisas Especiais e Fundação de Ciência e Tecnologia

O diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Helder Rebouças, fez uma visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e à Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), com sede em São José dos Campos, na última sexta-feira, 23. O objetivo foi conhecer a arquitetura da área de ciência em tecnologia, sobretudo no que diz respeito aos modelos de financiamento.

O diretor do INPE, Leonel Fernando Perondi, explicou o funcionamento da instituição, considerada uma das mais importantes do país, e como ela faz para financiar seus projetos e atividades. Também pediu o apoio dos servidores do ILB – além de Rebouças, estavam presentes Otto Nascimento e Robson Neri – no trabalho de convencimento junto aos senadores para garantir aumento das verbas do Orçamento para a área de Ciência e Tecnologia. Leonel Perondi estava acompanhado de pesquisadores do órgão.

A FUNCATE possui estreito relacionamento com o INPE, porém, como Fundação, possui autonomia para vender seus produtos e transferir tecnologia. Ela realiza a captação e gestão de recursos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, com foco na área espacial. O presidente da FUNCATE, Luiz Carlos Moura Miranda, recebeu a comitiva do ILB e, junto com outros diretores, fez uma explanação sobre os objetivos e forma de atuação da Fundação.

Os pesquisadores pediram aos representantes do ILB que dessem suporte para a regulamentação da indústria espacial no Brasil. Helder Rebouças sugeriu que a questão seja levada ao senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado. Também sugeriu que a comissão Senado do Futuro, presidida pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT) seja chamada a participar deste debate, por meio de uma audiência pública.

Outro assunto discutido durante as visitas foi a possibilidade de participação das duas instituições, em especial o INPE, na formação de consultores legislativos do Senado dedicados ao tema da ciência espacial.