Interlegis fecha compromisso com Amapá para oficinas

O Interlegis firmou acordo de realizar a partir do mês de outubro um encontro e oficinas tecnológicas no Estado do Amapá. O entendimento ocorreu entre o diretor-executivo do ILB/Interlegis, Helder Rebouças e a deputada estadual da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Roseli Matos.

Ocorrendo as ações, será um importante passo para o processo de modernização das 16 casas legislativas do estado, que não têm importantes ferramentas de auxílio ao processo legislativo e de transparência. De fato, grande parte não tem sequer site próprio. A deputada, que foi acompanhada de uma comitiva, ouviu uma apresentação sobre o Programa Interlegis e se disse motivada a mobilizar as câmaras do Amapá para os eventos: “Temos todo interesse de colaborar com o Interlegis para o sucesso desse evento, para isto, vou pessoalmente convidar as câmaras”, afirmou Roseli.

Na apresentação sobre o Interlegis e seus produtos e serviços, o coordenador de Planejamento e Fomento, Otto Nascimento explicou que o Interlegis tem muitas expectativas quanto a realizar oficinas no Norte do país. O estado do Amapá enfrenta grandes dificuldades de acesso à internet. Graças ao datacenter do Interlegis, no entanto, é possível que os sites dessas casas sejam hospedados virtualmente nos servidores do Interlegis, em Brasília, resolvendo um obstáculo para a sua criação  e manutenção. “Pensamos que Amapá será uma grande vitrine para o Interlegis”, disse Otto.

O papel do vereador

Em  sua conversa com a deputada, Helder Rebouças acrescentou que quanto mais bem informada, estruturada e capacitada está uma câmara melhor é a imagem que ela reflete junto ao cidadão. “Esta é uma importante pauta do Interlegis, ajudar o vereador a fazer com a sociedade perceba que ele é um importante ator na formulação de políticas públicas”, afirmou o diretor. O diretor Helder também esteve acompanhado do diretor adjunto, Paulo Viegas e do servidor Janary Nunes.