Interlegis faz demonstração de produtos em conferência dos Legislativos estaduais

Representantes de Assembleias, Câmaras e Escolas foram conhecer soluções tecnológicas

O Programa Interlegis montou um show room durante a realização da 19ª Conferência Nacional da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que acontece esta semana em Vitória, Espírito Santo, para mostrar os produtos e serviços que são oferecidos gratuitamente às casas legislativas. A procura tem sido intensa, sobretudo com relação ao Portal Modelo e ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), duas ferramentas importantes para tornar o trabalho de Assembleias e Câmaras mais transparente e eficiente.

 

A Conferência da UNALE recebe cerca de duas mil pessoas, a maioria de deputados estaduais, mas também de encontros paralelos de entidades ligadas ao trabalho do Parlamento, do cerimonial à polícia, passando por TVs e rádios legislativas, administração, consultoria. A Associação das Escolas do Legislativo e o Programa Interlegis são parceiros da UNALE e estão sempre presentes.

 

Eliemar da Costa, da Câmara Municipal de Colatina (ES) foi um dos que procurou a equipe do Interlegis no evento interessado em melhorias no portal de internet da casa e na adoção do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. O vereador Adriano Remonti, de Toledo, no Paraná, gostaria de realizar as chamadas oficinas de multiplicadores, em que monitores repassam o conhecimento sobre os produtos Interlegis para outros, que vão disseminá-lo para casas próximas; no caso, na região oeste do Estado.

 

Vaneide de Souza, superintendente da Câmara de João Pessoa (PB) disse que lá já adotam o SAPL, mas queriam discutir a inclusão de algumas funcionalidades no sistema, incluindo a digitalização da TV.

 

Já o professor Orlando Lyra de Carvalho, da Universidade de Vila Velha, estava interessado nos dados que o Programa Interlegis coletou ao longo dos 18 anos de atividades.

 

Ensino a Distância

 

Outro foco de grande interesse, sobretudo das pessoas ligadas às Escolas do Legislativo, foi no programa de ensino a distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que é o gestor do Interlegis. Entre eles, o deputado Paulo Neto, do Maranhão, que quis saber mais da experiência.

Cássia Almeida e Luidi Riera são da Câmara e da Escola do Legislativo de Itajubá, Minas Gerais, e também queriam saber da possibilidade de usarem a plataforma de ensino a distância do ILB. Como eles, representantes de Câmaras e Escolas do Legislativo de várias cidades do país passaram pelo show room do Interlegis em busca de mais informações ou troca de experiências.