Senador Wellington Fagundes (PR-MT) abre Encontro Interlegis em Cuiabá

Manhã de palestras é seguida de oficinas de treinamento para servidores

O Encontro Interlegis na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que será aberto no próximo dia 25 pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), vai discutir temas de interesse do Estado e da modernização do Legislativo. Fagundes, que solicitou a realização dos eventos, vai abordar o plano de concessões como a solução para a logística no Brasil. O consultor do Senado Eduardo Simão de Souza Vieira também vai falar sobre questões econômicas na palestra “Investimentos na infraestrutura de transporte e escoamento da safra agrícola”.

Em seguida, três palestrantes vão se concentrar em assuntos relativos à modernização do Poder Legislativo. Simone Dourado, coordenadora de Ensino a Distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que é o gestor do Programa Interlegis, vai falar sobre a importância do EaD para as casas legislativas. Ester Monteiro, diretora de Jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado, sobre “Comunicação Integrada no Legislativo”. E Francisco Biondo, coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Programa, vai apresentar a Solução Web Interlegis, um pacote de ações cujo objetivo é acabar com a exclusão digital no Legislativo brasileiro.

Esta, aliás, foi a preocupação principal do senador Wellington Fagundes, ao solicitar ao Interlegis a realização das atividades em Mato Grosso, no mês passado. Na ocasião, ele destacou que a modernização do Legislativo municipal está diretamente ligada à ampliação da democracia. . “O primeiro contato da população com a política é com o parlamento das cidades. Fazer com que os municípios tenham internet de qualidade e acesso ao trabalho dos vereadores é fazer com que a população tenha voz ativa na proposição e cobrança de políticas públicas eficientes”, afirmou.

Oficinas

Depois das palestras, a programação segue com a realização das oficinas de treinamento. A primeira, na tarde do dia 25 e nos dias 26 e 27, será sobre o Portal Modelo, ferramenta desenvolvida pelo Interlegis para que as casas legislativas possam ter seu site na internet. Nos dias 28 e 29, o treinamento será para a implantação e uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza o processo interno das casas.

Em Mato Grosso, 50% das câmaras municipais não possuem presença na internet, e quando possuem seu portal, estão com informações desatualizadas. O programa Solução Web Interlegis é composto de Portal Modelo, portal padrão disponibilizado para as casas, hospedagem gratuita no datacenter do Interlegis, domínio.leg e treinamento dos servidores responsáveis por alimentar o portal.

Já o SAPL tem como finalidade apoiar as casas nas atividades relacionadas ao processo legislativo. O sistema é um agente efetivo na modernização da câmara que o utiliza para elaborar proposições e tramitar matérias legislativas, organizar sessões plenárias e manter atualizadas as bases de leis.

Para inscrições e outras informações, acesse: http://www.interlegis.leg.br/eventos/2015/05/encontro-interlegis-e-oficina-portal-modelo-e-sapl-em-cuiaba-mt

Para saber mais sobre a Solução Web Interlegis, veja em: http://www.interlegis.leg.br/produtos_servicos/tecnologia/produtos/solucao-web