Câmara de Unaí (MG) irá implantar painel eletrônico

A ferramenta está disponível na nova versão do SAPL

No final de março, o chefe de serviço  área de Informática da Câmara de Unaí (MG)  esteve na sede do Programa Interlegis para saber mais a respeito da nova funcionalidade disponível na versão 3 do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o painel eletrônico.

Na sexta-feira (8/5), Anderson Alves Ribeiro esteve novamente no Interlegis, desta vez  acompanhado do presidente da Câmara, José Lucas da Silva e do chefe de gabinete Felipe Santana. Recebidos pelo coordenador de Tecnologia da Informação, João Henrique Gouveia  eles vieram conhecer as providências que a Casa precisará tomar para ser a primeira câmara municipal do Brasil a usar o painel eletrônico desenvolvido dentro do SAPL. Esta nova funcionalidade, também disponibilizada gratuitamente, irá gerar economia em municípios e estados que a adotarem.

A casa precisará dar início a um conjunto de licitações para a compra de televisores e outros equipamentos necessários, bem como o serviço de mão de obra para instalação. Após ser colocado em funcionamento, o  painel eletrônico será mais um mecanismo de transparência das casas legislativas que poderão facilitar o acompanhamento de votações a respeito de matérias de interesse coletivo.

Atualmente, a Assembleia Legislativa da Paraíba utiliza, de forma experimental, a ferramenta. Em breve, algumas facilidades que ela está desenvolvendo serão disponibilizadas para todos os usuários do Sistema em um acordo de cooperação.

O presidente José Lucas está otimista com respeito à recepção desta novidade pelos demais vereadores: “Estamos em um estado moderno. Precisamos acompanhar a evolução dos tempos. Nossa Câmara já é muito bem equipada, com a ajuda do Interlegis sei que podemos vencer qualquer dificuldade pontual e oferecer um serviço mais ágil e transparente”.

Os técnicos do Interlegis Cláudio Morale e  Higino Vieira fizeram uma simulação da forma de funcionamento do painel. Como resultado, o presidente da Câmara fez uma sugestão de se inserir a informação do quórum mínimo para votação por matéria à ferramenta. A sugestão será desenvolvida para ser acrescentada ao rol de possibilidades do painel eletrônico. Atualmente ele já prevê  o registro de presença e outras facilidades para o processo de votação em plenário.

Gilmar Nunes - Câmara de Santana do Livramento no rs
Gilmar Nunes - Câmara de Santana do Livramento no rs disse:
12/05/2015 12h38
Ficamos muitos interessados nessa tecnologia , como obtemos mais informação
Rafael Souza
Rafael Souza disse:
14/05/2015 15h41
Prezado Gilmar Nunes, boa tarde!

Primeiramente, agradecemos pelo contato, e informamos que o "canal" para obter maiores informações é o COLAB, que poderá ser acessado por meio do portal do Interlegis: http://www.interlegis.leg.br/ ou deste link: https://colab.interlegis.leg.br/
Será necessário realizar um cadastro e informar quais grupos de discussão gostaria de participar. Indicamos especialmente os grupos GITEC e GIAL, que tratam de assuntos voltados aos produtos de tecnologia desenvolvidos pelo Interlegis e, assuntos ligados às atividades legislativas, respectivamente. São grupos de "consultoria virtual", onde servidores de diversas Casas Legislativas e de outras instituições de todo país, discutem os assuntos voltados à Tecnologia Legislativa.

Atenciosamente,
Rafael Souza

Central de Atendimento: (61) 3303-3221
Comentários foram desativados.