Coordenador do Interlegis expõe ações sobre transparência para Câmaras

Armando Nascimento falou durante a 2ª Mobilização Nacional de Vereadores

 

A 2ª Mobilização Nacional dos Vereadores teve início nesta terça-feira, 06/05, no Auditório Petrônio Portela do Senado, com a presença de mais de 500 representantes de Câmaras Municipais de todo o Brasil. O Interlegis, programa do Senado Federal voltado para o fortalecimento do Legislativo em todas as suas esferas, mas especialmente a municipal, esteve presente no evento promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM).

Coordenador de Planejamento do Interlegis, Armando Nascimento mostrou as principais linhas de ação do Programa para 2014. Segundo ele, a ênfase será dada às questões relacionadas à transparência. Ressaltando dados de um levantamento feito por sua equipe, segundo o qual 50% das Câmaras Municipais sequer dispõe de portal na internet, Armando Nascimento mostrou os produtos e serviços que são oferecidos gratuitamente pelo Interlegis que podem ajudar a mudar esta situação.

O Portal Modelo, desenvolvido pelo Interlegis, como plataforma padrão para que as casas legislativas possam construir seu próprio site na internet, é uma destas ferramentas. Implementá-lo na maior parte das Câmaras este ano é uma das principais metas do Interlegis, segundo Armando Nascimento.

Além disso, o Interlegis quer também aumentar o número das casas que hoje utilizam o domínio .leg. br. Também desenvolvido pela equipe de tecnologia do Interlegis, ele permite reforçar a identidade do legislativo na rede, padroniza o domínio e facilita o reconhecimento do órgão. O coordenador do Interlegis também explicou que as Câmaras que não tiverem condições técnicas podem hospedar seus portais no banco de dados do Programa.

Dividiram a mesa de abertura do evento, além do Interlegis, representantes da Ordem dos Advogados, vereadores, diretores e o presidente da ABRACAM, Rogério Rodrigues da Silva.