INTEGRAÇÃO - Ouvidoria da Assembleia do Amazonas conhece sistema da Ouvidoria Geral da Bahia

Veja matéria publicada no site da Ouvidoria da Assembleia da Bahia:

Ouvidoria da ALEAM poderá fechar convênio com a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia para utilização do sistema TAG

A equipe técnica da Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), visitou nesta quinta-feira (8) a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) para conhecer a experiência baiana em ouvidoria e o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), desenvolvido pela OGE (BA).

De acordo com o diretor de informática da ALEAM, Sandro Diz, a ideia é firmar convênio com a Ouvidoria Geral para utilização do TAG. “Nos indicaram o TAG como um sistema completo de funcionamento de ouvidoria, por isso viemos à Bahia conhecê-lo”, pontua. Na avaliação de Raul Melo, assessor do ouvidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas “o sistema será fundamental para reestruturação do órgão”.

Durante a reunião, o ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, disponibilizou gratuitamente o TAG para uso da ALEAM. “A nossa ideia é criar um Sistema Nacional de Ouvidoria e, quanto mais estados usarem o nosso sistema, mas fácil será essa integração e funcionamento em rede”, explica. Segundo o ouvidor-geral, a meta da Ouvidoria Geral é fortalecer as ouvidorias públicas no Brasil, auxiliando estados e municípios a implantarem e/ou fortalecerem as suas respectivas ouvidorias.

Parcerias
Atualmente, dois estados (Espírito Santo, Minas Gerais), o Distrito Federal e 14 prefeituras do Brasil firmaram parceria com a Ouvidoria Geral do Estado mediante assinatura do Acordo de Cooperação Técnica. Fora firmada parceria também com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH/PR, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, CREA-MT, CREA-RS e com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR.

Para Jones Carvalho, “as parcerias da Ouvidoria Geral com outros órgãos e unidades federativas consolidam o Estado da Bahia como referência em funcionamento e instalação de ouvidoria no Brasil”. Com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica os parceiros recebem assessoria técnica para implantação da ouvidoria e o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), software cedido gratuitamente.