CAPACITAÇÃO - Em parceria com o Interlegis, Escola do Legislativo do RN promove oficina para servidores de casas legislativas.

Matéria publicada no portal da Câmara Municipal de Natal:


Promover a reciclagem e atualização das pessoas que fazem as casas legislativas no Rio Grande do Norte. Esse é o objetivo principal da Oficina de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que ocorre entre esta quarta-feira (21) e a sexta-feira (23), na Escola do Legislativo Miguel Arraes. Ao todo, representantes de 12 casas legislativas participam do curso.

Promovido pela Escola do Legislativo Miguel Arraes em parceria com o Interlegis, a oficina será uma ferramenta de esclarecimento aos participantes. O processo legislativo, o trâmite de propostas e as ações relacionadas aos cotidianos das câmaras municipais estão em debate e, ao fim do curso, os representantes das instituições do interior terão a oportunidade de otimizar o trabalho nos locais onde atuam. Os professores da oficina comemoraram a iniciativa.

Higino Brito Vieira, que será um dos professores da oficina, comemorou a dedicação dos membros da Escolegis e também do apoio dado pelo presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Edivan Martins (PV). Para ele, a cooperação entre Interlegis e Escola do Legislativo Miguel Arraes está contribuindo para a a capacitação dos servidores e, por consequência, para a melhoria dos serviços prestados à população.

"É importante essa parceria e a participação do presidente Edivan Martins, que sempre participa das discussões e dá todo apoio necessário para que cada vez mais cursos possam ser ministrados. A parceria entre Interlegis e a Escola Miguel Arraes já está dando frutos", disse Higino Brito Vieira, que ministrará as aulas ao lado de Luiz Fernando Machado e Rodrigo Luz.

O presidente Edivan Martins, que também participou da abertura da da oficina SAPL, comemorou a procura por parte dos membros de câmaras municipais do interior do estado. Ele acredita que a troca de experiências fará com que todos os participantes possam retornar às suas cidades com novas ideias para otimizar os serviços nos legislativos.

"É bom ver a procura pela reciclagem e que a Escola está cumprindo o seu papel. Para se ter uma ideia, os cursos que foram abertos até o meio do ano já não têm mais vagas, o que mostra a credibilidade das oficinas e a vontade de aprender dos que procuram a Escolegis. Desejo que vocês possam aplicar algo em suas cidades. Aproveitem o conhecimento dos nossos professores, pois eles têm muito a oferecer", finalizou Edivan Martins durante a abertura da oficina, que também contou com a presença do diretor-presidente da Fundação Djalma Maranhão, George Câmara.