SENADO - Votações temáticas começam depois da Semana Santa


A votação de matérias agrupadas por temas deverá começar depois da Semana Santa, de acordo com informação do líder do PT, Humberto Costa (PE). Ele participou da reunião de líderes nesta terça-feira (5).

A proposta do presidente do Senado, José Sarney, é que um período de um mês ou de algumas semanas seja dedicado a votar todos os projetos sobre determinados temas. Na avaliação de Sarney, assim o Senado poderá avançar mais rapidamente na análise de matérias prioritárias para a sociedade.

Para o líder do PT, a agenda temática é uma boa ideia, pois "muitos projetos que poderiam ser esquecidos nas gavetas vão chegar ao Plenário".

- Precisamos privilegiar principalmente aqueles projetos que irão trazer benefícios imediatos à população brasileira - salientou Humberto Costa.

O líder do PR, senador Magno Malta (ES), também concorda com a agenda temática e acredita que o Senado deve priorizar os projetos ligados à área da saúde e a questões sociais.

Agilidade

O senador Alvaro Dias (PR), líder do PSDB, pediu mais agilidade na apreciação de projetos, em especial as medidas provisórias. O senador também pediu que a Câmara dos Deputados priorize a apreciação de projetos do Senado, "para que se estabeleça uma reciprocidade na apreciação de projetos das duas casas".

- Precisamos conhecer o conteúdo das medidas provisórias e também conferir mais celeridade ao processo legislativo - disse o senador.

Tércio Ribas Torres / Agência Senado