Seminário Internacional de Locação Social

O Ministério das Cidades, através das Secretarias Nacionais de Programas Urbanos e de Habitação, promove nos dias 8, 9 e 10 de dezembro o Seminário Internacional de Locaçao Social

Estão abertas até o dia 24 de novembro as inscrições para participar do Seminário Internacional de Locação Social, realizado pelo Ministério das Cidades, através das Secretarias Nacionais de Programas Urbanos e de Habitação, com o apoio da Unesco, Programa Cidade-Brasil, Embaixada da França e Programa 100 Città Per 100 Progetti Italia-Brasile.

Partindo do pressuposto da heterogeneidade dos territórios e populações urbanas, o seminário visa abordar a locação social – iniciativa pública de subsídio ao aluguel e fomento à criação e gestão de parques locatícios – como alternativa para o acesso à cidade e a redução do déficit habitacional.

Estarão presentes representantes de governos e organizações do Uruguai, Africa do Sul, Itália e França que apresentarão experiências, modelos e limites das políticas de locação social em cada um desses países, além de representantes brasileiros convidados a discutir e expor possibilidades e oportunidades do emprego de ações de locação social no Brasil.

Convidamos todos a se inscreverem através do site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br/locacaosocial)

 

OBJETIVOS: Discutir a locação social como alternativa para reduzir o déficit habitacional brasileiro, possibilitando o acesso à cidade e à terra urbanizada; difundir as experiências nacionais e internacionais de locação social e debater sobre a compatibilização e/ou aplicação de aspectos relacionados aos modelos exitosos no Brasil;

METODOLOGIA: Realização de mesas temáticas em torno de questões orientadoras, seguidas de debate. Cada dia do Seminário tratará de questões relacionadas a um dos eixos principais de discussão do tema (a saber, parque imobiliário, viabilidade sócio-econômica e gestão). As mesas temáticas serão realizadas em horários concorrentes e cada uma delas tratará do tema do dia a partir de abordagens diferentes.

PUBLICO ALVO: Corpo técnico dos Governos Federal, Estadual e Municipal, de instituições financeiras públicas de fomento, movimentos sociais, cooperativas, representantes de Universidades, Entidades de Classe, do Setor Empresarial e da sociedade civil.

CARGA HORÁRIA: 30hs

DATA: 8 a 11 de dezembro de 2008.

LOCAL: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, SHS Quadra 6 Lote 1 Conjunto A Bloco G - Asa Sul - Brasília/ DF

INSCRIÇÕES: www.cidades.gov.br/locacaosocial

INFORMAÇOES: seminariolocacaosocial@cidades.gov.br ou pelo telefone (61) 2108 1006.