Câmara Mirim

Câmara Municipal de Ipatinga promove Câmara Mirim para incentivar a cidadania entre os jovens

A Câmara Municipal de Ipatinga está promovendo o projeto Câmara Mirim para incentivar a cidadania entre os jovens. Treze vereadores mirins e seus suplentes serão eleitos, entre alunos de 5ª a 8ª séries, para um mandato de seis meses. Os estudantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades legislativas durante seis meses e poderão conhecer melhor o papel e as funções da Câmara e dos vereadores.

 

O projeto conta com 43 escolas inscritas, onde 289 alunos são candidatos a vereador mirim. Foram feitas 15 mil inscrições para votação, e serão eleitos 52 vereadores e suplentes, para quatro mandatos com duração de seis meses.

 

Os primeiros mandatos dos vereadores mirins serão sorteados e assim, sucessivamente. Cada escola terá um vereador mirim, de modo que cada unidade de ensino será representada por um vereador mirim, os outros nove restantes para completar o pleito de 52, serão sorteados entre os suplentes.

 

O projeto Câmara Mirim, em parceira com a Câmara Municipal de Ipatinga tem o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, despertando o espírito cívico entre os jovens.