Escola do Legislativo inicia projeto de educação para cidadania

Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Santa Catarina promove a palestra “O que é Política? A participação do jovem na política”

A Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Joares Ponticelli (PP), promove, amanhã (7), às 14 horas, no auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina a palestra “O que é Política? A participação do jovem na política”, primeira atividade do projeto “Educação para a cidadania: Construindo um novo olhar”, lançado no mês de junho.

Ministrada pelo professor e cientista político Clovis Nelson P. da Silva, a palestra é gratuita sendo que as inscrições poderão ser feitas no próprio local e podem participar, além dos estudantes inscritos no projeto, todos aqueles interessados em conhecer as funções do Poder Legislativo, ampliar seus conhecimentos sobre política, políticas públicas e participação democrática. O projeto “Educação para a Cidadania: Construindo um Novo Olhar” será realizado de agosto a dezembro e é composto por várias atividades, com destaque para:

redação, visitas a órgãos governamentais e não-governamentais, momentos de estudos, palestras, discussão e reflexão. Ao final haverá a entrega do certificado “Estudante Cidadão”; o monitor terá direito ao certificado “Estágio Cidadão” e a instituição escolar recebe uma placa “Compromisso com a Cidadania”.

Nesse projeto piloto, participam estudantes do ensino Fundamental e Médio do Instituto Estadual de Educação (IEE) de Florianópolis e do Colégio Governador Ivo Silveira, da Palhoça, que serão monitorados por acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), parceiros deste projeto piloto. Segundo Pires da Silva, serão abordados os movimentos estudantis, a organização dos poderes no Brasil e a política no cotidiano. “Faremos uma síntese da evolução política institucional do Brasil destacando a presença dos jovens na cena política nacional”, afirmou o cientista político.