Seminário Nacional Interlegis é aberto em solenidade na Assembléia do Espírito Santo

Com plenário da Assembléia Legislativa do Espírito Santo lotado, foi aberto nesta quinta-feira o V Seminário Nacional do Interlegis que nesta edição vai debater principalmente a tecnologia da comunicação e apresentar os dados do censo do legislativo do Espírito Santo. As palestras podem ser vistas por videostreaming, para isto basta clicar no link dentro da matéria

Para assistir ao vivo clique aqui

Em solenidade nesta quinta-feira (01) foi aberto o V Seminário Nacional Interlegis que tem prosseguimento nesta sexta-feira (02) com as palestras com temas sugeridos pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo como tecnologia da comunicação e a apresentação dos dados do I Censo do Legislativo Brasileiro referentes ao Espírito Santo.

Presidindo a mesa, o primeiro secretário do Senado Federal e diretor nacional do Interlegis, Efraim Morais (PFL/PB) deu as  boas vindas aos presentes e declarou aberta solenidade.

Falando em seguida,o presidente da Câmara Municipal de Vitória, vereador Alexandre Passos agradeceu o convite e anunciou a inclusão daquela casa legislativa nas cem primeiras câmaras que serão beneficiadas com o Projeto Piloto de Modernização.Para o vereador esta projeto de modernização vai auxiliar principalmente o trabalho dos servidores das câmaras municipais que atualmente, segundo disse, necessitam de um aperfeiçoamento.

O presidente da União dos Vereadores do Norte do Espírito Santo,  André Nardoto, disse que o programa Interlegis vem principalmente facilitar o trabalho dos legisladores e principalmente encurtar a distancia entre as casas legislativas em todos os níveis. “O Interlegis nos coloca diante da informação com muita rapidez e é disto que carecemos para melhor realizar nosso trabalho.

O presidente da Assembléia Legislativa capixaba, César Colnago afirmou que o Interlegis é hoje o maior programa de inclusão digital com isto traz maior transparência para o trabalho dos parlamentares. “Um salto de qualidade que o Senado Federal propicia às casas legislativas”, destacou o parlamentar.

Na oportunidade, o deputado César Colnago pleiteou junto ao diretor nacional do Interlegis, senador Efraim Morais, a inclusão de um número maior de câmaras capixabas no projeto de modernização realizado pelo Interlegis que primeiramente irá beneficiar cem casas, devendo chegar até o ano que vem a 700. Estas casas irão receber o que há de mais moderno em termos de equipamentos de informática.

Encerrando a solenidade, o senador Efraim Morais destacou o grande número de câmaras capixabas que já aderiram ao Programa Interlegis, 76, perfazendo um total de 95 por cento. Destas 66 já receberam equipamentos.Sobre o pleito do presidente da Assembléia do Espírito Santo, Efraim Morais que a segunda casa a receber os equipamentos e o treinamento do projeto piloto de modernização foi a de Domingos Martins, pois como lembrou a primeira foi em seu estado, Paraíba, São Mamede.

Sobre o I Censo do Legislativo Brasileiro, o diretor nacional do Interlegis afirmou que é “ a radiografia verdadeira das mais de cinco mil câmaras municipais. A radiografia histórica que despertou o interesse de estudiosos não só brasileiros, mas do mundo todo”.

Ao final o senador anunciou a assinatura até o final do ano ou início do ano que vem do convênio entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento , BID e o Senado Federal para a criação do Programa Interlegis II. E anunciou também o lançamento da I Enciclopédia Virtual do Legislativo, mais um serviço do Programa Interlegis que estará disponível posteriormente no portal www.interlegis.gov.br