Conferência vai discutir liberdade de imprensa

Câmara vai sediar conferência na próxima quarta-feira (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, para discutir o acesso às informações públicas e dano moral


A Câmara vai sediar uma conferência sobre liberdade de imprensa na próxima quarta-feira (3 de maio), data em que se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O presidente da Câmara Aldo Rebelo fará uma palestra na abertura do evento.

A conferência é promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), Sociedade Interamericana de Imprensa e Câmara dos Deputados

Segundo o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Nelson Sirotsky, vão participar do evento legisladores, juristas e jornalistas para discutir o acesso à informação pública e os impactos dos ambientes legislativos nos conteúdos relacionados ao tema.

O encontro também vai discutir alternativas para conciliar a liberdade de imprensa com os direitos dos cidadãos. "Vamos reunir profissionais no debate das questões relevantes para a defesa da liberdade de imprensa no continente latino-americano e no Brasil de maneira especial", disse Sirotsky, há duas semanas, à Agência Câmara.


A Associação Nacional de Jornais, fundada em 1979. É uma entidade sem fins lucrativos que reúne atualmente 128 sociedades jornalísticas de todo o país. A Sociedade Interamericana de Imprensa foi fundada em 1926 e hoje reúne mais de 1.300 jornais e revistas das américas, somando mais de 43 milhões de exemplares.

O seminário será realizado no auditório da TV Câmara, durante toda a manhã de quarta-feira (3).

A conferência vai abordar os seguintes temas: "Acesso à Informação Pública" e "Interferência nos Conteúdos da Imprensa e Dano Moral".

O evento contará com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie Northfleet; da presidente da Sociedade Interamericada de Imprensa, Diana Daniels; e do presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Nelson Sirotsky.

Programa

Quarta-feira (3 de maio)

Local: Auditório da TV Câmara

Abertura - 10h

Deputado Aldo Rebelo - Presidente da Câmara dos Deputados

Ministra Ellen Gracie Northfleet - Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)

Senador Renan Calheiros - Presidente do Senado Federal

Diana Daniels - Presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)

Julio E. Muñoz - Diretor Executivo da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)

Nelson P. Sirotsky - Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

Acesso à Informação Pública - 11h

Painelistas:

Deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS)

Senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ou deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), autor do PL 219/03

Deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR)

Moderador: Jornalista Fernando Rodrigues - Diretor Executivo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e repórter e colunista da Folha de S. Paulo

Interferência nos Conteúdos da Imprensa e Dano Moral - 12h30 às 14h

Painelistas:

Deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ)

Senador Cristovam Buarque (PDT-DF)

Deputado Ney Lopes (PFL-RN)

Moderador: Jornalista Josemar Gimenez - Diretor de Redação do Estado de Minas/Correio Braziliense

Encerramento - 14h

Rafael Molina - 1º vice-presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa