Vereadores do Acre participam do primeiro curso presencial do Interlegis, em 2006

Os vereadores de Cruzeiro do Sul, no Acre, participaram do curso presencial sobre o Papel do Vereador e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Este foi primeiro curso presencial do Interlegis deste ano


 

Os vereadores da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre , participaram de 14 a 16 de fevereiro do primeiro curso presencial do Programa Interlegis, no ano de 2006, sobre o Papel do Vereador e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O curso foi ministrado pelo consultor do Interlegis, Jales Ramos que ressaltou a importância dos cursos e a repercussão entre os vereadores, “a repercussão foi muito boa. Como adoto uma linguagem simples, acredito que todos os vereadores conseguiram assimilar o conteúdo, afirmou.

Segundo o consultor,os municípios mais distantes têm dificuldades em acessar os cursos a distancia, porque a infra-estrutura tecnológica da cidade é mínima. “A maioria das cidades daquela região somente tem luz por causa de geradores, daí porque os cursos presenciais são tão importantes e necessários”.“É vital que o Programa Interlegis acredite nesses vereadores. Para eles, a distancia será sempre um empecilho”, concluiu

 

Em entrevista a um jornal local, o vereador Joaquim Neto  ressaltou a importância para os legisladores ter informações mais precisas sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e sobre o Papel do Vereador. “Às vezes não damos muita importância para o aprimoramento tão necessário para o vereador que não conhece profundamente a lei e, por isto, não sabem como cobrar do Executivo ou mesmo exercer sua função primordial de fiscalizar as ações do governo de seu estado,”concluiu.

 

Cruzeiro do Sul

 

Cruzeiro do Sul é a segunda maior cidade do Estado do Acre, considerada um dos mais importantes pólos turísticos e econômicos da região,  com cerca de 63 mil habitantes, localizando às margens do rio Juruá, afluente do Rio Amazonas. Cruzeiro é conhecida também como a Terra dos Náuas, tribo indígena que viveu ao longo do rio que corta a cidade.