Nova oficina Interlegis detalha módulo do SAPL que permite enxergar “linha do tempo” das leis

No treinamento de Brasília, participantes irão trabalhar com as Leis Orgânicas dos Municípios

Técnicos do Programa Interlegis realizam entre 11 e 13 de setembro próximos, em Brasília, a oficina “Articulação e Compilação de Textos”, do SAPL 3.1.

O treinamento-piloto irá aprofundar a prática no módulo do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo que permite enxergar leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica das ocorrências.

Estão sendo aguardadas mais de 30 pessoas, a maioria com um perfil específico: já fizeram a oficina de SAPL e são os servidores que tratam da redação legislativa nas câmaras e assembleias. Para dar ao treinamento ainda mais efetividade, os participantes irão levar o texto original da Lei Orgânica do Município e suas emendas.

Adalberto Oliveira, um dos instrutores ao lado do servidor Luís Fernando Pires Machado, ambos servidores do Senado Federal, explicou porque viu a necessidade da capacitação: “Hoje, durante as oficinas de SAPL é possível demonstrar o módulo, mas não realizar um treinamento específico. Esperamos que essa experiência nos permita realmente “pôr a mão na massa”, ensinando os alunos como articular um texto, antes de compilá-lo”.

Articulação de textos é uma etapa anterior à compilação. Um trabalho manual no qual o operador insere os links, copia e cola os textos correlacionados que foram alterados, revogados ou revistos, tanto de matérias legislativas quanto normas jurídicas. “Não é uma tarefa fácil e é necessária uma instrução para fazer o trabalho de forma assertiva”, explicou Adalberto, “mas o resultado pode ser muito benéfico para o município”.

Um desses benefícios é a possibilidade de se identificar, a partir da compilação, leis e matérias legislativas duplicadas, revogadas ou que se contraponham a outros textos.

Luis Fernando esclareceu esta vantagem: “Hoje existem municípios com mais de duas mil leis, no entanto, como muitas são sancionadas sem qualquer controle ou conexão entre umas e outras, muitas vezes o legislador acaba adotando leis repetidas, que já foram revogadas ou até tornadas inconstitucionais, o que  gera insegurança jurídica. Com o recurso da compilação você pode eliminar o que não está em conformidade e corrigir distorções que podem acontecer quando não se há um trabalho de comparação, chegando mesmo a reduzir o número de leis em vigor”, contou.

Luis também destacou que este é só um primeiro passo para as casas: “Quando a casa terminar de compilar a LOM pode trabalhar no Regimento Interno, nos Planos Diretor e Municipal de Educação, entre outros, estendendo esta tarefa para todas as leis que lhe são afetas”.

O treinamento será dado no CEFOR -  Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados.