Palestrantes falam sobre o II Encontro do GITEC

por Anderson Barbosa — publicado 09/12/2009 13h56, última modificação 10/12/2009 15h17
O evento reuniu cerca de 200 servidores da área de Tecnologia da Informação de casas legislativas brasileiros na sede do Programa Interlegis, em Brasília


Entre os dias 07 e 09 de dezembro aconteceu na sede do programa Interlegis, em Brasília, o II Encontro Nacional do GITEC, Grupo Interlegis de Tecnologia, onde reuniu cerca de 200 servidores de câmaras municipais e assembléias legislativas.

O evento foi voltado para a área de Tecnologia da Informação das Casas Legislativas e a comunidade Interlegis, tendo como tema O Legislativo Eletrônico. A programação do evento contou com debates sobre os produtos e serviços prestados pelo Interlegis, além de diversos temas de interesses, como Câmara Web: um caminho até o cidadão, Centro de Inclusão Digital, Domínio do Legislativo Brasileiro, Distribuição de internet por redes wireless pelo poder público, O futuro do Programa Interlegis.

 

No último dia os diretores da Subsecretaria de Relações Institucionais e da Subsecretaria de Fomento, Robison Gonçalves e José Dantas discorreram sobre o que será o novo projeto de Modernização do Legislativo que despertou grande interesse dos representantes das casas legislativas presentes. Os dois lembraram que as dificuldades enfrentadas recentemente pelo Senado Federal, impediu dar uma continuidade nas metas do Programa Interlegis e que essas estão sendo reformuladas e que serão implementadas em 2010.

 

Robison Gonçalves sugeriu a todos que leiam o documento do contrato entre o Senado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento sobre a segunda fase do Programa Interlegis.

A representante da Câmara de Sete Lagoas levantou a questão da carência de treinamento dentro dos legislativos e dos executivos municipais, porém José Dantas lembrou que o Interlegis, por força de contrato, não oferecer treinamento para outros poderes, mas que ao cidadão que vai à câmara e se interessar pelo curso presencial,  poderá fazê-lo independente de qual poder trabalha, mas o Interlegis é um programa essencialmente voltado para o Legislativo.

 

A última palestra do encontro foi do representante da Câmara Municipal de Carneiro/MG, Ângelo Marcondes que falou sobre o  futuro do Interlegis para as casas legislativas.

 

Depoimentos

Alguns participantes do Gitec concederam uma entrevista ao portal Interlegis deixando sua visão sobre a importância desse encontro.

 

O primeiro foi  o diretor da Subsecretária da Tecnologia da Informação, Petrônio Carvalho que considerou que  “a grande importância do evento é o conhecimento e a interação dos servidores. ”O Gitec é um grupo de sucesso, onde os funcionários obtêm uma ótima interação entre eles. O principal objetivo do grupo é ensinar e trocar experiências dos softwares livres utilizados pelo Interlegis, e isso a gente está conseguindo, salientou. “ O evento começou em 2007 e essa é a segunda vez que ele ocorre, porém o nosso próximo objetivo é que ele ocorra anualmente”, concluiu.

 

O servidor da Câmara Municipal de Carneirinho/MG, Ângelo Marcondes afirma que o encontro fortalece a comunidade interna do grupo. “O Gitec é essencial para a Câmara de Carneirinho, dele colhemos muitos frutos, aprendemos muito com as outras pessoas sobre os programas utilizados pelo Interlegis, o que acaba valorizando o Poder Legislativo como todo. O encontro une os funcionários do legislativo de todo o Brasil, a gente acaba conhecendo as pessoas que antes só conhecíamos virtualmente”, destacou Marcondes.

 

Um dos palestrantes e representante da Câmara Municipal de Catanduva/SP, Luciano De Fázio, acredita que o evento fortalece a união dos membros do grupo. “A comunidade nos possibilita conhecer pessoas de todo o Brasil, assim trocamos experiências e o que possibilita o crescimento profissional de alguns membros da comunidade. O encontro aumenta a interação dos participantes da comunidade e a proliferação dos produtos oferecidos pelo Interlegis”.

 

Por sua vez o representante da Assembléia Legislativa de Alagoas, Hélio Teixeira, afirma que o Grupo Interlegis de Tecnologia é fundamental para a troca de conhecimento entre os membros. “Ele é o espaço em que nos membros da comunidade temos para trocar experiências. É satisfatório saber que as casas legislativas de grande porte ajudam as de pequeno porte e o encontro é onde percebemos a dimensão real da comunidade”.

 

Hélio Teixeira que também é editor do Blog Chapa Branca, destinado à comunicação pública, e um dos criadores do Grupo Interlegis de Comunicação - Gicom, fala da necessidade da realização de um evento para a consolidação da comunidade.

 

“O Gicom nasceu dentro do Gitec, então ele ainda não possui uma massa pública grande, a realização do encontro seria essencial para fortificar o grupo”, concluiu Helio Teixeira.

cmorale
cmorale disse:
10/12/2009 09h20
Os slides das palestras ocorridas neste evento poderão ser obtidas no endereço: [http://colab.interlegis.gov.br/wiki/IIEncontroGitec IIEncontroGitec]
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.