Encontro discute a importância do arquivo

O II Encontro de Arquivos do Poder Legislativo tem por objetivo ampliar a integração entre as Casas Legislativas nas instâncias federal, estadual, municipal e do Distrito Federal por meio da disseminação de conhecimento arquivístico

De 20 a 24 de outubro, o Rio de Janeiro sedia o III Congresso Nacional de Arquivologia, que abordará o tema Arquivologia e suas múltiplas interfaces. Paralelamente, nos dias 21 e 22, acontece o II Encontro de Arquivos do Poder Legislativo, que terá com o tema Arquivos do Legislativo: Desafios de Integração e de Preservação. O encontro foi programado pela Coordenação de Arquivos da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Interlegis, Tribunal de Contas da União e da Câmara Legislativa do Distrito Federal em parceria com a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ).

O evento tem por objetivo ampliar a integração entre as Casas Legislativas nas instâncias federal, estadual, municipal e do Distrito Federal por meio da disseminação de conhecimento arquivístico, rotinas e metodologias empregadas na produção de documentos, na administração e na preservação de acervos e das informações e nos serviços oferecidos ao público.

Segundo Lamberto Ricarte, da Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados, o encontro vai permitir a troca de informações entre todas as esferas do poder público, e destaca a importância dos sistemas de arquivo. "O arquivo tem importância histórica", afirma. "Se uma casa legislativa possui um arquivo eficiente, o cidadão pode entender, por exemplo, porquê uma rua foi nomeada daquela maneira". Ricarte disse ainda que, na oportunidade, será analisada a criação de uma câmara setorial do legislativo, que irá debater temas pertinentes ao poder previamente às reuniões do Conselho Nacional de Arquivo (CONARQ).

Inscrições no II Encontro de Arquivos do Poder Legislativo podem ser feitas pelo portal Arquivos do Legislativo, no endereço: www.arquivosdolegislativo.org. Confira, a seguir, a programação:

PROGRAMAÇÃO:

21 de outubro de 2008 - 14h às 17h30:

MESA REDONDA: PRÁTICAS DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA NO LEGISLATIVO
Moderador:
Daniela Hott - Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo (COARQ) - Câmara dos Deputados

Debatedores:
• Andresa de Moraes e Castro e Alraune da Paz - Secretaria de Arquivo do Senado Federal
• Evelise de Moraes e Maria Aparecida Vieira - Diretoria do Centro de Documentação – TCU
• Angélica Marques - Câmara Legislativa do Distrito Federal
• Ísis Catarina Martins Brandão - Instituto Memória da Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso

22 de outubro de 2008 – 14h às 17h30:

MESA REDONDA: DESAFIOS DA PRESERVAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO LEGISLATIVA
Moderador:
Lamberto Ricarte - Coordenação de Arquivo – Câmara dos Deputados

Debatedores:
• Rosa Maria Vasconcelos - CEDOC Multimídia - Senado Federal
• Lígia Cristina da Silva - Seção de Documentos Históricos (COARQ) – Câmara dos Deputados

MESA REDONDA: MECANISMOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS ARQUIVOS DO LEGISLATIVO
Moderador:
Erivan Raposo - Coordenação de Arquivo (COARQ) – Câmara dos Deputados

Palestrantes:
• James Carvalho - Interlegis – Senado Federal
• Lamberto Ricarte - Coordenação de Arquivo (COARQ) – Câmara dos Deputados