Frente no Amazonas defenderá crianças, adolescentes e idosos


06/05/2008 Assessoria Assembléia Legislativa do Amazonas

A Assembléia Legislativa do Amazonas instalou no último dia 29, sob a presidência do deputado estadual Belarmino Lins (PMDB), em sessão especial, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso que atende a uma propositura dos deputados Luiz Castro (PPS), Conceição Sampaio (PP), David Almeida (PAN) e Angelus Figueira (PV).

 

O deputado Luiz Castro, um dos autores da iniciativa, apresentou a frente afirmando que ela surge a partir das demandas das crianças, dos adolescentes e dos idosos representadas pelos seus conselhos institucionais: Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Estadual do Idoso.

 

"É iniciativa desses dois conselhos o chamamento para que os deputados participem de uma frente que tenha o compromisso de defender a causa das crianças, dos adolescentes e dos idosos no âmbito do Amazonas", reforçou. Segundo ele, estes conselhos entendem que é preciso dar maior visibilidade, maior representatividade para essas causas e resolveram propor esta união da defesa da criança e do adolescente, juntamente com a defesa dos idosos.

 

Esta é a primeira frente que nasce associada à luta em defesa da criança, do adolescente e do idoso e a Assembléia Legislativa amazonense está tendo a oportunidade de ser o embrião desta experiência, que depois deverá incorporar deputados federais, senadores, vereadores e todos que tenham interesse e compromisso com a defesa desses segmentos da sociedade.

 

A deputada Conceição Sampaio, expondo parte da proposta aprovada em plenário, explicou que a Frente defendia apenas os direitos da criança e do adolescente, mas agora incluiu o direito dos idosos. Essa frente, segundo ela, funcionará nas dependências da Assembléia Legislativa e que quem tiver interessado em aderir a esse movimento terá que assinar um termo de adesão, a fim de que se promova um significativo salto de qualidade dos trabalhos legislativos. Os representantes de vários órgãos ligados ao assunto foram unânimes em afirmar que a instalação desta frente parlamentar tornou-se um momento histórico no Amazonas.