“V Seminário Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Brasil: Câncer Relacionado ao Trabalho”.

por monicaco — publicado 03/12/2007 15h40, última modificação 03/12/2007 15h41
"V Seminário Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Brasil: Câncer Relacionado ao Trabalho" acontece nesta quinta-feira (6), no auditório do Programa Interlegis. Para assistir por videostreaming, basta clicar no link dentro da matéria

assista aqui por videostreaming


O controle de Câncer no Brasil passa pela Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SMS) dos Setores Produtivos, seja Público ou Privado. Isso é conceito de valor e responsabilidade dessas Organizações.

Preservar a saúde e a integridade dos seus trabalhadores, tendo como avaliação o princípio da precaução como ferramenta crucial para o controle de riscos ambientais no trabalho, assim como a proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais, fortalece a Política da tríade: Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

A prevenção estabelece na saúde uma qualidade de vida, que visa dar segurança às pessoas, aos processos, às informações e ao patrimônio; seja nos aspectos ambientais, no uso racional dos recursos naturais e na qualidade dos produtos e serviços. Esta estratégia de gestão preventiva torna os setores Produtivos mais competitivos em mercados cujos padrões de exigências ambientais são cada vez mais consideráveis, garantindo o “Desenvolvimento da Economia-Sócio-Ambiental” do Brasil.

Identificar soluções para a redução de riscos à segurança, meio ambiente e saúde; Estabelecer metas de aperfeiçoamento contínuo visando diminuir os acidentes de funcionários, clientes, distribuidores, transportadores, fornecedores e demais usuários; minimizar a geração de efluentes, resíduos e emissões atmosféricas promovendo o uso consciente dos recursos naturais; estruturar programas de educação, treinamento, qualificação e certificação de habilidades requeridas para a condução segura das operações e das atividades com potencial de causar impacto à segurança, saúde e meio ambiente são desafios das grandes, médias, pequenas e micro empresas do País.

O “Programa Ação Responsável” trás o tema: Câncer Relacionado ao Trabalho com a missão de sensibilizar, mobilizar e articular a sociedade para a consciência e responsabilidade do controle de Câncer em nosso País O “V Seminário Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Brasil: Câncer Relacionado ao Trabalho”, realizar-se-á no Congresso Nacional em 06 de dezembro de 2007, Brasília, Senado Federal.

Foco

Câncer Relacionado ao Trabalho

 

O câncer ocupacional é originado devido à exposição a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho, mesmo após a cessação da exposição; representa de 4% a 40% dos casos de câncer. Os fatores de risco de câncer podem ser externos (ambientais) ou endógenos (hereditários), estando ambos inter-relacionados e interagindo de várias formas para dar início às alterações celular presentes na etiologia do câncer. Durante pelo menos oito horas por dia os trabalhadores podem estar expostos a algum tipo de agente cancerígeno, pondo em risco a sua saúde.

 

O foco principal do Evento será buscar soluções através de “expertise” de Instituições afins, como o Instituto Nacional de Câncer - INCa, para situações enfrentadas, por exemplo, nas indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas, na área de segurança de equipamentos e de processos, além de capacitação, pesquisa e questões legais junto a ações integradas de políticas adequadas de manutenção e controle.

 

Nosso desafio é harmonizar qualidade de vida, consumo, desenvolvimento e responsabilidade social-ambiental.

 

O “V Seminário Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Brasil: Câncer Relacionado ao Trabalho”, dará ênfase a:

·         Trabalhar preventivamente para a proteção do ser humano e do meio ambiente, identificando os riscos associados às operações e realizando seu monitoramento;

·         Assegurar níveis elevados de segurança e saúde para todos os funcionários expostos aos riscos das atividades;

·         Proporcionar aos consumidores informações que permitam o manuseio e uso dos produtos com segurança e economia de energia durante seu ciclo de vida;

·         Analisar e pautar gestões de Responsabilidade Social Corporativa;

·         Buscar a substituição de produtos mais tóxicos por outros menos tóxicos através das Legislações vigentes;

·         Assegurar que a Legislação de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, assim como os acordos assinados pela empresa sejam cumpridos em todas as operações;

·         Resíduos e Saúde do Trabalhador, manejo das substâncias químicas perigosas;

·         Campanhas educacionais e elucidativas em todos os níveis de conhecimento;

·         Cidadania e Compromisso Social das Empresas e do Governo;

·         Utilizar tecnologias seguras e ambientalmente adequadas e as melhorias técnicas disponíveis para a concepção, operação, manutenção, modernização e desativação das instalações;

·         Estar preparada para emergências e pronta atuação para atenuar os impactos das mesmas.

 

“A proporção de casos de câncer atribuída a exposições ocupacionais é variável, entre 4 e 40%, dependendo do tipo de tumor e metodologia empregada. A exposição a cancerígenos parece ser maior nos trabalhadores dos países em desenvolvimento, como decorrência de procedimentos precários de segurança e do uso de tecnologia obsoleta”.

                                                                                                               (Ribeiro; Wunsch, 2004)

 
Público Alvo

Profissionais de saúde, Trabalhadores, Governos (Poder Legislativo, Executivo e Judiciário); Setor Produtivo (Indústrias e Comércio incluindo micro e pequenas empresas); Instituições Nacionais e Internacionais; Escritórios de Advocacia; Centros de Pesquisa; Universidades e Terceiro Setor.

 
Número de Participantes

ü        Presencial: 100 profissionais

ü        Vídeo conferência: Acesso a todas as Assembléias Legislativas do País

ü        Vídeostreaming: Acesso Internet do Evento em tempo real pelo site do Senado ou do Interlegis

 

Coordenação

Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil - Íntegra Brasil

 

Local, data e horário

Brasília – Senado Federal – Auditório Antônio Carlos Magalhães no Interlegis - Via N 2 - Anexo “E”, do Programa Interlegis

Dia 06 de dezembro de 2007 (quinta-feira), das 9h às 14h.

 

Informações

Pelos telefones (61): 3468-5696 / 8465-3961 / 8465-3962 

E-mail: seminarios@integrabrasil.com.br; www.integrabrasil.com.br

 

 

É necessário o credenciamento prévio.

Inscrições Gratuitas!

 


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.