Câmara de Foz do Iguaçu encerra treinamento de servidores em produtos Interlegis

Capacitação se estendeu a 13 Câmaras da região

As informações foram publicadas no portal da Câmara de Foz do Iguaçu:

 

O treinamento do Interlegis capacitando servidores para implementação do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL chegou ao fim nesta sexta-feira (28). A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu sediou durante toda esta semana a Oficina, a qual englobou participantes de 13 municípios da região Oeste do Paraná.
Os servidores tiveram a experiência de realizar o curso com os Especialistas do Senado, Higino Brito Vieira e Rodrigo Barbosa da Luz, das versões atualizadas dos sistemas: Portal Modelo 3.0 e SAPL 2.5. Os conteúdos abordados foram: Alimentação do Portal Modelo, customização, atendimento às Leis de Transparência, Critérios de acessibilidade e da gestão de conteúdo do site. No treinamento do SAPL, direcionado aos servidores que trabalham diretamente com os processos legislativos, foram abordados: Inserção de dados da Casa de Leis, dos Parlamentares, dos projetos de lei, indicações e outras proposições legislativas, além da tramitação das matérias.
O Presidente do Legislativo Iguaçuense, Vereador Zé Carlos, esteve presente no encerramento da oficina, oportunidade em que agradeceu a todos pela participação e dedicação durante todo o treinamento. Na ocasião, ele entregou aos técnicos do Senado um livro sobre a história de Foz do Iguaçu. E, os Instrutores da Oficina presentearam a Câmara de Foz com uma Coletânea do Interlegis e sortearam o material para mais três Casas participantes.
Rodrigo Bilibio, Assistente Legislativo da Câmara Municipal de Toledo, relatou que a Casa a qual faz parte já utiliza o sistema SAPL e o Portal Modelo, mas destacou a relevância do treinamento para a gestão dos sistemas. “Nós começamos a utilizar as ferramentas em meados de 2014, mas as implantamos sem curso e sem treinamento. Agora, com a capacitação que fizemos aqui conhecemos de fato os sistemas e suas potencialidades”.
A Servidora da Assessoria de Assuntos Legislativos da Câmara de Foz, Nathália Archanjo Trevisan Silva, falou sobre a importância do SAPL no aspecto da transparência. “O Sistema de apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é muito completo e permite à população um acesso muito grande e de simples compreensão sobre as matérias legislativas, uma vez o SAPL é muito intuitivo. O treinamento foi muito profícuo e de extrema relevância”.

Portal modelo e SAPL

Os sistemas desenvolvidos pelo Interlegis (Senado) visam à modernidade e integração do Legislativo Brasileiro. Os sistemas são oferecidos gratuitamente às Casas legislativas que tiverem interesse em implementá-los. Desenvolvidas em Plataforma de Software livre, as ferramentas possuem recursos de acessibilidade, padronização e ambientes colaborativos, como fóruns de dúvidas, em que todos que utilizam os sistemas podem postar suas dúvidas online e serão sanadas por especialistas do próprio Interlegis ou funcionários de casas que já tenham adotado o SAPL e Portal Modelo.



- See more at: http://www.cmfi.pr.gov.br/noticias_detalhes.php?legislativo-iguacuense-finaliza-oficina-interlegis-senado-nesta-sexta-feira-28&ID=NzA3#sthash.F5hUwMFE.dpuf