Câmaras do Sul de Minas recebem treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo

34 servidores de Câmaras da região participaram da oficina

Texto de Luiz Carlos Santana de Freitas

Além de profissionais convidados da comunidade, 34 servidores das Câmaras de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Três Pontas, Monte Sião,todas de Minas Gerais, receberam treinamento prático e teórico para a produção e publicação de material jornalístico via internet, nos dias 19 e 20 de novembro. Com 14 horas de duração para cada turma, o objetivo desta ação de capacitação é dotar os colegas do Legislativo da região sul de Minas dos mais recentes  conhecimentos e técnicas que os auxiliem no seu trabalho de alimentação de conteúdo noticioso dos seus portais na internet.

Trata-se de uma parceria do Senado, por meio do ILB/Interlegis/Coordenação de Treinamento, com a Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre.

Luiz Augusto Tucci, da Câmara de Monte Sião, destacou que as escolas do legislativo deveriam oferecer mais cursos na área de comunicação, que segundo ele” é muito carente de formação”.

O professor Luiz Carlos Santana de Freitas, servidor do Senado Federal e mestre em Comunicação Social, desenvolveu o curso e é o responsável pela sua aplicação. Para ele, é essencial que se aprimore constantemente a qualidade dos textos que buscam facilitar o entendimento pelo cidadão comum dos atos e fatos que ocorrem no ambiente político-parlamentar.

- Além de ajudar a cumprir o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, uma comunicação eficaz do Poder Legislativo com seus  públicos estimula o exercício da cidadania, amplia a transparência da atividade parlamentar e faz muito bem para a democracia.

Veja o conteúdo programático do treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo:

Unidade II –WEBJORNALISMO

LIÇÃO 1 – Revisão teórica: Comunicação Social, Jornalismo e Webjornalismo Jornalismo Legislativo no campo da Comunicação Pública

LIÇÃO 2 – Comportamento do usuário da web

LIÇÃO 3 – Internet: agregadora de mídias

Unidade II – REDAÇÃO EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 4 – Especificidades da redação online

LIÇÃO 5 – Usabilidade, pirâmide invertida (uso do lead) e quebra da uniformidade

LIÇÃO 6 – Dicas gerais de redação para web

Unidade III – PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 7 – Pauta – o que é notícia no ambiente político-parlamentar

LIÇÃO 8 – Ferramentas complementares e plataformas “parajornalísticas” (blogs, redes sociais, microblogs)

LIÇÃO 9 – Manipulação das informações e construção básica do texto