Roraima vai sediar Encontro Estadual Interlegis em agosto

O Programa Interlegis, do Senado Federal, vai promover, no dia 28/8, o Encontro Estadual em Boa Vista, para debater a modernização do Legislativo, com ênfase em ações de transparência, além de outros temas de interesse dos parlamentares. O evento será aberto pelo senador Romero Jucá,  na Assembleia Legislativa de Roraima e deve reunir representantes das Câmaras Municipais do Estado.

A abertura deve contar ainda com as presenças do presidente da Assembleia, Francisco de Sales Guerra Neto, do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Léo Rodrigues, e do representante do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que é o órgão gestor do Programa Interlegis, Daniel Afonso Benzaquen Habib.

Diretor-adjunto do ILB, Daniel Habib vai apresentar o Programa Interlegis e as ações de modernização do Legislativo desenvolvidas ao longo dos últimos anos e, depois, fará uma apresentação sobre “Transparência no Legislativo”. Nuberlânia Batista, gerente de políticas públicas do Sebrae-RR, dará uma palestra sobre “O Sistema de Monitoramento da Lei Geral da Microempresa”. No encerramento, Pablo Souto, consultor da Assembleia de Roraima, vai abordar o tema “O Papel do Vereador”.

 

Oficinas de Portal Modelo para internet

 

O Encontro Estadual será uma espécie de fecho político para três dias de treinamento prático que os técnicos do Interlegis darão para assessores das Câmaras Municipais e da Assembleia de Roraima, também na sede do Legislativo estadual.

Na oficina, os instrutores do Interlegis, Adalberto Alves de Oliveira e Ronaldo Luís Leite Oliveira, vão capacitar os servidores das Câmaras para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .leg.br.

Durante estes três dias, os servidores receberão informações sobre gestão do conteúdo, administração e customização do portal. Depois disso, as Casas legislativas poderão ter sua página na internet sem nenhum tipo de custo.

O Interlegis desenvolve produtos e ações para a modernização e integração do Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. Criado em 1997 em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e incorporado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) em 2013, ele busca promover transparência e interação do Legislativo com a sociedade.

Para inscrições e outras informações, veja em: