Interlegis sedia evento de software livre

Programa sedia 2ª PyConBrasil – Conferência Brasileira sobre Python, encontro de grande importância para a comunidade de Software Livre do país. Assista ao evento pela internet em tempo real


Nos próximos dias 01 e 02 de junho, o programa Interlegis sedia um grande evento para a comunidade de Software Livre do país.  Trata-se do 2º PyConBrasil – Conferência Brasileira sobre Python.

 

Para muitos, o termo “Python” pode até assustar, a princípio, mas não passa de uma linguagem de programação de uso genérico. Na verdade, ele funciona como um decodificador de altíssimo nível. A utilização da linguagem é simples: informações são passadas para o Python, que por sua vez as decodifica para o computador. “É uma maneira que nós encontramos de conversar com o computador de forma mais fácil”, diz o analista de sistemas do programa Interlegis, Jean Rodrigo Ferri. 

 

Vários portais conhecidos no Brasil utilizam a linguagem Python. É o caso do próprio Portal Interlegis e os portais da Câmara dos Deputados, Presidência da República, Embrapa, Unesco e outros. Além destes, sites populares como Google e Orkut, por exemplo, utilizam a linguagem em sua estrutura. “É uma linguagem poderosa que proporciona muitas soluções complexas com esforço mínimo”, conta Jean.

 

O evento, que já tem 350 inscritos, vai contar com 16 palestras de 45 minutos, além de 12 palestras-relâmpago de cinco minutos cada e seis treinamentos gratuitos com assuntos relativos ao tema. Vai haver também no sábado, dia 03, o 1º Sprint Brasileiro de Python, onde todos os participantes e palestrantes vão colaborar para o desenvolvimento de um produto final, que utiliza a linguagem como ferramenta básica. “A idéia é propor novas soluções para que mais pessoas tenham acesso a essa linguagem. Código é conhecimento e aprendizado”, diz Jean.

 

As palestras normais vão ser ministradas por participantes ativos da comunidade Python no Brasil. Já as palestras-relâmpago são idéias lançadas por pessoas interessadas no assunto. Os palestrantes são muito gabaritados no mercado e já desenvolvem a tecnologia Python desde que a comunidade se estabeleceu no Brasil.

Interlegis e a linguagem Python

 O evento tem ligação direta com o Interlegis. Todos os softwares desenvolvidos pelo programa são feitos em Python. É o caso, por exemplo, do SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, do SAAP – Sistema de Apoio à atividade parlamentar e do portal modelo para todos os municípios que são conveniados ao programa. “A comunidade exerce grande influência no trabalho que desenvolvemos aqui no Interlegis”, afirma Paulo Fernandes de Souza, coordenador do subprograma de Desenvolvimento de Tecnologia do Interlegis.

De acordo com Paulo, o programa Interlegis tem grande ligação com a comunidade Python do Brasil. “Esperamos que o evento possa contribuir com a evolução das ferramentas que existem hoje, e que com isso, mais pessoas possam se beneficiar do conhecimento que elas proporcionam”, diz.

 

 Origem do Python

 A linguagem Python existe desde 1991 em todo mundo. Mesmo assim, a comunidade só se oficializou no Brasil em 2001, dez anos depois. O programa Interlegis saiu na frente e utiliza a linguagem desde 1999.

Programação

A programação completa do evento pode ser encontrada no site www.pyconbrasil.com.br

registrado em: