Presidente da Câmara de Marabá, Pedro Corrêa Lima abre Oficina Interlegis

Cerimonial no Ambiente Legislativo é o tema do curso

A Câmara de Marabá é a anfitriã, desde a manhã desta terça-feira, 02/04, da Oficina Interlegis Comportamento e Imagem pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo, que reúne casas legislativas da região e até do Tocantins, além de servidores da prefeitura da cidade. A abertura do evento ficou por conta do presidente da casa, vereador Pedro Corrêa Lima. Também fez uso da palavra a diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva.

Depois de uma breve exposição sobre o trabalho de modernização promovido há mais de vinte anos pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, o instrutor Francisco Biondo deu início ao curso. Ele, que é também coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis, além de Relações Públicas e cerimonialista, buscou apresentar o impacto do cerimonial na imagem institucional do Parlamento.

Esta Oficina é dirigida a parlamentares e servidores, ligados ou não aos setores de cerimonial e Relações Públicas – áreas que nem todas as Câmaras dispõem. Por isso, o treinamento é bastante solicitado, uma vez que as dúvidas em torno do assunto são recorrentes para pessoas que não são formadas na área, mas atuam em setores correlatos de suas casas legislativas.

Informações sobre como receber autoridades e sobre o comportamento adequado dos servidores e até dos próprios parlamentares são questões constantes. “A atuação destas pessoas também se reflete na imagem da instituição”, explica Biondo. Para os profissionais, a oportunidade serve para aprimorar os conhecimentos e a aplicação no dia a dia da rotina de trabalho.

A programação, que prossegue até o dia 4, inclui temas como definições de cerimonial, protocolo e etiqueta; a importância do cerimonial nas organizações modernas e a função comunitária do protocolo. Aborda também recepções oficiais, apresentação pessoal, atendimento ao público e a composição de mesas de jantares oficiais.

Neste primeiro dia, estavam presentes cerca de 30 representantes de:  prefeitura e Câmara de Marabá, Câmara municipal de Brejo Grande do Araguaia, Prefeitura de Bom de Jesus (TO), Instituto Federal do Pará, Câmara Municipal de Abreu Branco, Câmara Municipal de Curionópolis e Câmara Municipal de Bom Jesus (TO).