Organização de Solenidades de Posse é tema de Oficina e Treinamento do Interlegis

Finalizadas as eleições municipais, o Interlegis disponibilizou, gratuitamente para as casas legislativas, novas modalidades de capacitação: Oficina de Cerimonial Legislativo e Treinamento Conhecimento Legislativo. As duas com foco na organização das solenidades de posse de vereadores e prefeitos eleitos.

01/12/2020

Com o término do segundo turno das eleições, a organização para as solenidades de posse, no primeiro dia de 2021, é a prioridade dos servidores municipais. Na área de Cerimonial Legislativo, a posse dos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos é a cerimônia pública mais importante para os poderes Legislativo e Executivo no âmbito oficial

Para atender a grande demanda de casas legislativas, de diversas regiões do país, em busca de informações paraorganizar essa cerimônia, o Interlegis realizou uma Live no final de outubro com o diretor-executivo, Márcio Coimbra, eo coordenador de Gestão de Eventos do Senado Federal, Herivelto Ferreira sobre organização, cerimonial e protocolopara solenidades de posse. Transmitida pelo Instagram do Interlegis, com uma hora de duração, a Live reuniu mais de 100 participantes e resultou na criação de novos de modelos capacitação sobre o tema. 

A Oficina Interlegis sobre Cerimonial no Ambiente Legislativo, com foco na Solenidade de Posse de prefeitos e vereadores, foi desenvolvida no modelo virtual e acapacitação da primeira turma ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro com o instrutor, servidor do Senado e autor do Manual de Orientações e Sugestões para as Cerimônias de Posse dos Vereadores, Prefeitos e Vice-prefeitos Eleitos, Francisco Etelvino Biondo.

- Realizada em dois dias, a oficina abordou a importância do cerimonial legislativo como grande instrumento de formação e criação da imagem pública de uma câmara municipal. Nela são tratadas as providências necessárias para que as cerimônias do dia 1º de janeiro sejam realizadas com todo o êxito possível – disse Biondo.

Solicitada pela Câmara Municipal de Betim (MG) a oficina contou com 110 alunos inscritosUm dos participantes,Samuel Costa da Silvaservidor da Câmara Municipal de Imperatriz (MA), avaliou de forma positiva o conteúdo aprendido. 

– As aulas foram muito proveitosas. Estou pronto para organizar mais uma solenidade de posse no meu município.Agradeço ao Interlegis pela parceria e apoio às Câmaras Municipais – afirmou.

A próxima turma, marcada para os dias 14 e 15 de dezembro, irá atender uma demanda da União dos Vereadores do Ceará (UVC).

Treinamento Express Conhecimento Legislativo

Outra nova modalidade de capacitação é o Conhecimento Legislativo, que consiste em duas horas de capacitação por videoconferência sobre temas da atividade legislativa eadministrativa nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. A primeira turma do treinamento foi sobre solenidade de posse dos prefeitos e vereadores eleitos.

Mais de 30 servidores das Casas que integram a UCAVI - União das Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (SC) foram capacitados no dia 26 de novembro. O coordenador de Gestão de Eventos do Senado Federal, HeriveltoFerreira, ministrou o treinamento. De forma rápida e descomplicada, os participantes aprenderam a planejar e organizar a cerimônia de posse. 

– As cerimônias de posse são divididas em quatro eixos: a gestão de convidados, que cuida da parte da escolha dos convidados e envio dos convites; a gestão do receptivo, que trabalha na recepção e direcionamento desses convidados; a gestão da imprensa, que organiza a cobertura e dá acesso aos jornalistas; e a gestão da infraestrutura, que cuida das questões financeiras como o planejamento orçamentário para a estrutura do evento, a contratação das equipes terceirizadas e possíveis reformas necessárias  explicou Herivelto.

O assessor jurídico da UCAVI, Marcionei Rengel, enalteceu a atuação do Interlegis para capacitar os servidores do Legislativo em sua região.

- Temos frequentemente buscado junto ao Interlegis cursos de aperfeiçoamento e treinamentos voltados para os servidores, bem como para os vereadores das Câmaras do Alto Vale. Essa parceria tem sido muito favorável para a qualificação dos parlamentos municipais e, consequentemente, para a melhoria do atendimento à população – destacou Rengel.

Até o momento, foram realizados dois treinamentos express sobre o cerimonial de posse para o Poder Legislativo Municipal. Maisa Grandizoli, servidora da Câmara Municipal de Franca (SP), destacou a satisfação em participar da aula.

– Realizar os treinamentos nesse formato express, é mais uma ótima iniciativa do Interlegis. Em duas horas, fizemos a capacitação completa em solenidade de posse. Recomendo a todos que irão organizar as cerimônias no dia primeiro de janeiro  afirmou Maisa.

Na próxima sexta-feira (4), mais uma turma receberá o treinamento nessa modalidade. O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destacou a relevância do assunto para o Legislativo Municipal e Estadual.

- Por meio dessas capacitações, estamos contribuindo para a realização do mais importante evento para as casas legislativas. A solenidade de posse celebra, além das conquistas dos novos representantes dos municípios, acidadania e a democracia brasileira – ressaltou Coimbra.

Outras 30 câmaras de 16 estados do Brasil já solicitaram o treinamento do Conhecimento Legislativo, e serão atendidas durante o mês de dezembro. O treinamento Conhecimento Legislativo pode ser solicitado via Whatsapp para a Central de Atendimento: (61) 99628-3162.