Momento Político: Série de Lives no Instagram completa um mês com debate sobre redes sociais e disseminação de Fake News

23/09/2020

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebe, nesta quinta-feira (24), a escritora e jornalista, Madeleine Lacsko, no quarto episódio da série de Lives “Momento Político”. O impacto das redes sociais e da disseminação de notícias falsas na democracia será o tema do bate papo, que começa às 18h pelo
Instagram.

A utilização das redes sociais como fonte tanto de informação, quanto de desinformação, e a formação de bolhas sociais que facilitam a disseminação das notícias falsas, as chamadas fake news, serão alguns dos assuntos da Live. 

O diretor-executivo do Interlegis avalia que debates como esse são de extrema importância para trazer à tona questões complexas que, em tempos de globalização, devem ser trabalhadas visando à melhoria das sociedades como um todo.

- O advento das redes sociais e das fake news tem mexido de forma profunda com o jornalismo e a política. Este é um binômio do qual não podemos nos afastar, uma vez que a política e a liberdade de expressão caminham lado a lado na construção e no fortalecimento de sistemas democráticos - afirmou.

Na última semana (17), Coimbra recebeu o advogado e CEO da DoVal Consultoria, Thiago do Val, no terceiro episódio da série de Lives “Momento Político”. Eles conversaram sobre a importância do compliance na administração pública. 

O advogado, que já atuou em cargos de gestão no Ministério da Educação (MEC), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desmistificou o termo compliance, que faz parte da governança corporativa.

- O compliance foi criado para fazer com que as pessoas aderissem, dentro de suas corporações, às políticas de visão, planejamento e valores da empresa, para que esta possa atuar da melhor forma possível, dentro das regras que o mercado e a legislação impõem. Quando a gente fala em compliance temos que falar de governança corporativa – ressaltou.

O especialista avaliou que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o compliance seja inserido na administração pública e depende da normatização do programa, o que já acontece no setor privado.

- Uma empresa privada é obrigada a ter um programa de compliance para trabalhar com o governo, ao mesmo tempo em que o governo não tem um programa de compliance efetivo para ele próprio - ressaltou.

A série de Lives “Momento Político” é transmitida toda quinta-feira, às 18h, pelo perfil do diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, no Instagram. A cada semana, é debatido um tema sobre política nacional e internacional. Confira as datas e os convidados da série nas redes sociais do Interlegis.