Live com o diretor-executivo do Interlegis debateu conceitos da teoria política

Professor e escritor, Bruno Garschagen foi o sexto convidado da Live “Momento Político” e falou sobre as principais correntes de pensamento presentes na política atual.

16/10/2020

Professor e escritor, Bruno Garschagen foi o sexto convidado da Live “Momento Político” e falou sobre as principais correntes de pensamento presentes na política atual.

Na data em que foi celebrado o Dia do Professor (15), o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebeu o professor, escritor, cientista político e colunista da Revista Oeste, Bruno Garschagen, na Live “Momento Político”, transmitida toda quinta-feira pelo Instagram. As principais correntes de pensamento político da atualidade foram abordadas na conversa.

Bruno é professor de Teoria Política e, em seu primeiro best-seller, buscou entender o porquê de os brasileiros não confiarem nos políticos, mas amarem o Estado. Para ele, a resposta deste paradoxo está ligada à chegada dos portugueses ao Brasil.

- Olhando eventos históricos, desde a chegada dos portugueses aqui, percebi que foi desenvolvida uma cultura política intervencionista, que criou e alimentou uma mentalidade estatista na qual as pessoas dependem exclusivamente do Estado, que seria responsável por oferecer tudo a todos.Existe uma descrença nos políticos e, ao mesmo tempo,a expectativa de que as instituições, representadas pelos Três Poderes,sejam protagonistas da vida social, política e econômica do país – explicou.

Bruno desenvolveu o curso “Para entender a política”, que reúne cerca de 3 mil alunos em cada turma, e é autor dos livros "Direitos Máximos, Deveres Mínimos" e "Pare de Acreditar no Governo".

Conhecido também por suas posições conservadoras como comentarista político, Garschagen negou que exista um movimento dessa natureza no país.

- Não dá para se falar hoje em conservadorismo brasileiro, pois ainda não existe uma identidade construída neste sentido e isso exigiria uma restauração de, pelo menos, parte da tradição conservadora que tivemos no Século XIX. Não há um movimento, existem indivíduos em vários pontos do Brasil descobrindo as ideias conservadoras, principalmente de conservadores estrangeiros, que representam tradições muito diferentes das nossas – avaliou.

Para estabelecer uma conexão do que de fato é o conservadorismo, Bruno uniu pontos em comum de diversos conceitos da corrente conservadora.

- Conservadorismo é disposição e ação política prudente, cética, destemida, ordeira, construtora, pragmática, honesta, antirrevolucionária, antiutópica, popular, restauradora, reformadora das coisas negativas e preservadora das coisas positivas que sobreviveram aos testes do tempo – afirmou.

Márcio Coimbra enfatizou a importância dese aprofundar no conteúdo apresentado na Live,tendo em vista o cenário de polarização política e discursos de ódio presentes nas redes sociais.

- O Bruno é uma pessoa que consegue transmitir, de forma muito clara, conceitos básicos que fazem toda a diferença. Estamos vivendo em um contexto de brigas em redes sociais e, muitas vezes, as pessoas sequer têm conhecimento sobre o que estão falando– ressaltou Coimbra.

Confira as datas e os convidados da Live “Momento Político” nas redes sociais do Interlegis.