Interlegis News: Webinar, Oficinas SAPL-R e curso "O Papel do Vereador" marcam a semana

Interlegis News: Webinar, Oficinas SAPL-R e curso “O Papel do Vereador” marcam a semana     Novas turmas da Oficina de SAPL-R devem ser abertas para servidores de Casas Legislativas por todo o país.  Procura pelo curso “O Papel do Vereador” bate recorde.  Webinar sobre tecnologia e qualidade de vida recebe grande participação pelo e-cidadania.

Hora de inovar     Especialistas em tecnologia fizeram, na quinta-feira, (30) uma profunda avaliação sobre como levar as descobertas de laboratórios, pesquisas universitárias e startups para as casas dos brasileiros. No webinar “Desenvolvimento Tecnológico e a Rotina dos Cidadãos”, promovido pelo Interlegis em parceria com a Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abripti), os participantes falaram sobre os gargalos que impedem o uso de novos produtos e serviços para melhorar o dia a dia das pessoas. O evento foi transmitido online pelo canal do Interlegis no YouTube e pelo e-Cidadania.

Hora de inovar   A abertura do Webinar foi feita pelo Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra. Ele citou como serviços públicos ainda precisam ser atualizados. É o caso do tempo de espera para a realização de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, ou para solicitar aposentadoria e passar por perícia nos postos do INSS.  - Muitos serviços públicos ainda esbarram na burocracia. É preciso usar a tecnologia para que a administração pública otimize processos e atenda a demanda da sociedade.   O público que acompanhou ao vivo enviou quase 70 perguntas aos convidados  pelo e-Cidadania e nas mídias sociais do Interlegis.  Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, clique aqui.

Sessões remotas  De 28 a 30 de abril, o Interlegis capacitou mais seis turmas nas Oficinas de SAPL Remoto - sistema que torna possíveis as sessões plenárias virtuais em Casas Legislativas de todo o Brasil. Mais de 300 pessoas já se inscreveram nas oficinas. Novas turmas já estão confirmadas para os dias 5 e 6 de maio, das 15h às 19h.   Cleberson Antônio Brandão, Secretário Geral da Câmara Municipal de Guaratã do Norte (MT) foi um dos servidores que aprovou o treinamento:  Mais uma vez o Interlegis inova trazendo o SAPL-R, uma ferramenta ideal para o momento de pandemia do novo coronavírus. Os instrutores do Interlegis passaram conhecimento ímpar e treinamento diferenciado. Edna Maria Resende, servidora da Câmara Municipal de Dom Bosco (MG), destacou a necessidade de vereadores continuarem a votar assuntos importantes para o combate à pandemia.  - De forma simples e muito bem explicada, os professores ensinaram a usar as ferramentas com eficiência”.

O que faz um vereador?     Por meio da plataforma de ensino e aprendizagem Saberes, o Interlegis oferece gratuitamente, desde 15 de abril, o curso online “O Papel do Vereador”. Aberto para a população, ele dissemina o conhecimento sobre a função do representante municipal no Poder Legislativo: o vereador. No curso o aluno aprende a competência das casas legislativas municipais e, com isso,  os cidadãos podem fiscalizar com mais propriedade e conhecimento o trabalho dos seus parlamentares municipais.     Com 205 inscritos, a terceira turma do curso começou na semana passada. Já são mais de 600 pessoas atendidas. Com a alta demanda, o Interlegis trabalha para adequar o número de vagas à procura dos cidadãos. O curso está disponível na plataforma Saberes (saberes.senado.leg.br).