Interlegis lança série Momento Legislativo para disseminar conhecimento em ano de eleições municipais

Conteúdo diário sobre o legislativo, desenvolvido pelo servidor Janary Nunes, está disponível nas redes sociais e no site do Interlegis.

24/07/2020

Conteúdo diário sobre o legislativo, desenvolvido pelo servidor Janary Nunes, está disponível nas redes sociais e no site do Interlegis.

A série Momento Legislativo, lançada nesta semana pelo Interlegis, é uma iniciativa do servidor Janary Nunes, que viu a possibilidade de levar informações sobre o legislativo brasileiro, de forma virtual, para parlamentares, assessores legislativos, candidatos a vereador e para todos que tenham interesse em conhecer melhor o Poder Legislativo.

De acordo com Janary, que trabalha há 15 anos no Interlegis, o conteúdo que ele utiliza em palestras pelo Brasil merece ser compartilhado com um número maior de pessoas, principalmente, neste período de isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19.

“Eu espero contribuir com informações relevantes sobre o Poder Legislativo, reconhecido por grandes filósofos, como Monstesquieu, como o mais importante dos três poderes, pois cria as leis que regulam a vida em sociedade”, ressaltou Janary.

Temas como as Funções da Câmara Municipal, Regimento Interno, Lei Orgânica, Princípio da Legalidade, Sistema Bicameral e Características da Federação Brasileira fazem parte da série dividida, inicialmente, em 14 capítulos. Mas o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, já antecipou que novos conteúdos irão compor a série.   

“Após essa primeira fase, que explica de forma mais geral a importância do Poder Legislativo, vamos abordar as políticas públicas municipais em saúde, educação, segurança, transporte público, o empoderamento da mulher vereadora, a participação popular no processo legislativo municipal, entre outros temas de grande relevância para os parlamentos”, disse Coimbra.

O Coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado, explicou que a série vem ao encontro da filosofia do Interlegis de difundir o conhecimento Legislativo.

“Em nenhum momento o Interlegis parou de produzir conhecimento legislativo por conta da pandemia, e isso reforça a nossa missão de integrar e modernizar o legislativo brasileiro. O Momento Legislativo disponibiliza informações de qualidade para o cotidiano dos agentes públicos”, avaliou.

O coordenador de Planejamentos e Relações Institucionais do Interlegis (COPERI), David Varchavsky, ressaltou a importância do tema em ano de eleições municipais.

“É um conhecimento muito útil e disponível a qualquer cidadão neste ano de eleições municipais. O nome da série Momento Legislativo se encaixa perfeitamente à ideia: um instante na rotina de parlamentares, assessores e candidatos ao cargo de vereador para a obtenção de informações sobre os papéis desempenhados pelos legisladores e de como devem ser executadas suas ações. Sempre com ética, transparência, zelo pela coisa pública e visando a atender aos interesses da população", destacou David.

A série Momento Legislativo está sendo publicada, de segunda a sexta, no site e nas redes sociais do Interlegis.