Interlegis/ILB publica edital de seleção de alunos para curso de pós-graduação em Orçamento Público

As inscrições começam no dia 15 de janeiro e as aulas estão previstas para começar, de forma remota, no dia 12 de abril de 2021.

04/01/2021

As inscrições começam no dia 15 de janeiro e as aulas estão previstas para começar, de forma remota, no dia 12 de abril de 2021.

O Interlegis/ILB, por meio de sua Escola de Governo, publicou o edital de seleção de alunos para o curso de pós-graduação em Orçamento Público, na edição nº 7.649 do Boletim Administrativo do Senado Federal (Basf), nessa terça-feira (29).

O coordenador de Educação Superior do Interlegis/ILB, Floriano Filho, destacou a relevância do curso para servidores efetivos e comissionados do Senado Federal e de órgãos parceiros.

— 2021 será um ano de grandes desafios para o Brasil também na área fiscal. Os alunos que fizerem o nosso curso de Orçamento Público irão estudar a fundo as contas do país e entender os mecanismos financeiros do Estado que ajudam a impulsionar o desenvolvimento nacional e são cruciais para o funcionamento da máquina pública — afirmou.

Serão oferecidas um total de 50 vagas, divididas entre o Senado, 17, e os demais órgãos parceiros: Câmara dos Deputados, 10; Tribunal de Contas da União, 10; Câmara Legislativa do Distrito Federal, 10; e Ministério da Defesa, 3.

As inscrições estarão abertas no período de 15 de janeiro a 26 de fevereiro. Os candidatos terão que comprovar graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de apresentar um projeto simplificado de pesquisa.

Contendo de 3 a 5 páginas, esse projeto deverá apresentar, de forma resumida, a justificativa, o motivo, e as possibilidades de desenvolvimento da pesquisa. Ao mesmo tempo, exibirá os benefícios que o estudo trará para o aprimoramento profissional do candidato, bem como o retorno que proporcionará à sua instituição de origem.

Os candidatos ainda terão oportunidade de defender seu projeto de pesquisa em entrevista oral, conduzida por dois examinadores do ILB. A intenção é averiguar a motivação, o interesse e o potencial acadêmico, científico e profissional do servidor interessado.

O início do curso está previsto para 12 de abril, com término para 2022, após defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas serão remotas, respeitando à medidas de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19.

Até o dia 15 de janeiro, a Escola de Governo do Senado/ILB está com as inscrições abertas para a seleção do corpo docente do curso. As vagas são para coordenador-geral, coordenador pedagógico, examinadores do processo de seleção de alunos, e para professores.

Os docentes irão ministrar disciplinas sobre análise econômica do setor público, processo legislativo e de elaboração orçamentária, políticas públicas e orçamento no contexto brasileiro. Inicialmente, as aulas serão na plataforma de videoconferência Teams, com duração total de 420 horas distribuídas em 18 meses, entre abril de 2021 e dezembro de 2022.

Para os candidatos à coordenação, é necessário comprovar experiência como coordenador (a) no Interlegis/ILB ou em outra instituição de nível superior. Esse cargo será responsável pela mediação entre professores e alunos, elaboração de relatórios, administração do curso, e demais atividades administrativas e pedagógicas que forem necessárias.

De acordo com o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o curso de especialização em Orçamento Público é fundamental para que os servidores públicos possam contribuir com o crescimento do país.

— É uma oportunidade para que o poder público tenha conhecimento e boas práticas de controle orçamentário sobre a gestão dos recursos financeiros, sendo uma área fundamental para o desenvolvimento e a estabilidade econômica, indispensável ao progresso brasileiro — destacou Coimbra.

As informações detalhadas sobre o curso também estarão disponíveis na Plataforma Saberes (https://saberes.senado.leg.br/).