Interlegis destaca importância do papel do servidor público para a sociedade e para o desenvolvimento do país

Presente no primeiro Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União, o Dia do Servidor Público foi instituído pelo Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

27/10/2020

Celebrar o Dia do Servidor Público é celebrar o profissional dedicado a servir o povo brasileiro para a construção de um país cada vez melhor.  O Interlegis aproveita a data para homenagear os servidores municipais do Legislativo, que trabalham incansavelmente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Sempre presentes nos cursos e oficinas ofertados gratuitamente pelo Interlegis, eles buscam a excelência no atendimento à comunidade, contribuindo para um Legislativo moderno, transparente, integrado e eficaz.

O coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado é servidor público do Senado Federal há 27 anos. Ele avalia que essa função representa mais do que um vínculo empregatício, é um estado de espírito que merece reconhecimento.

- No Interlegis temos a possibilidade de servir tanto o público em geral, como também os parlamentares e servidores públicos que atuam na ponta. Se houve a confiança da sociedade para ser servida, melhor que seja por servidor público, comprometido em servi-la com esmero, dedicação e probidade. É algo que me contagia e me renova a cada manhã – expressou.

Esse sentimento também acompanha a servidora pública Maria Carolina Hagen, que utiliza os produtos e serviços do Interlegis na casa legislativa em que trabalha. Lotada na Câmara Municipal de Novo Hamburgo há 14 anos e diretora da Escola do Legislativo desde 2015, Maria Carolina enaltece a parceria com o Interlegis. 

- Sinto-me honrada por prestar serviços de qualidade à sociedade hamburguense. O Interlegis tem sido um importante parceiro nas ações de capacitação e na disponibilização de produtos modernos, como o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), fundamentais para garantir a transparência e a melhoria das nossas atividades administrativas e legislativas – ressaltou a servidora.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, servidor público é o profissional que desempenha a arte de servir, cuidar e fazer diferença na vida das pessoas. 

- Seja na área de saúde, de segurança, de educação e, também no processo legislativo, os servidores públicos são responsáveis pela promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. Ao servir à sociedade, esse profissional garante o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços públicos de qualidade e de participarem do processo decisório de seus representantes no Legislativo e Executivo. É uma nobre missão e, por isso, os servidores públicos federais, estaduais e municipais merecem toda a nossa admiração e respeito – avaliou Coimbra.