Interlegis assina acordo de cooperação com IDCT

O acordo prevê acesso aos recursos do Interlegis/ILB para a capacitação de vereadores mineiros

O Interlegis/ILB  e o Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência assinaram um Protocolo de Intenções para estabelecer um acordo de cooperação técnico científica. A ideia é melhorar a capacitação de servidores e parlamentares dos  municípios mineiros. O documento assinado nesta quarta-feira, dia 09 de outubro, visa ...”o intercâmbio de conhecimentos,  informações e experiências” entre as duas instituições.

 Pelo protocolo, servidores do IDCT poderão participar de cursos oferecidos pelo ILB. O  diretor executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, destacou que Minas Gerais é o estado brasileiro com maior número de municípios. Segundo ele, os vereadores são a ponta do processo no contato com a população, e que é necessária a atuação em conjunto dos parlamentos. Coimbra acredita que o acordo é uma ferramenta eficaz para promover dois conceitos fundamentais ao Interlegis/ILB: cidadania e transparência. Cidadania para o fortalecimento da democracia e a transparência como pilar para a democracia continuar sustentando a República.

 Já o Diretor Geral adjunto do Senado Federal, Márcio Tancredi, destacou a afinidade de propósito entres as duas instituições que assinaram o acordo, e enumerou alguns pontos que devem beneficiar a capacitação de vereadores e servidores mineiros. Segundo ele, o Interlegis/ILB, tem levado aos municípios brasileiros,  uma plataforma de tecnologia que permite controlar o processo legislativo e também tem colaborado na elaboração da Lei Orgânica de muitas cidades brasileiras. Na opinião de Tancredi, o acordo deve potencializar o trabalho das duas instituições.

 Minas Gerais possui 853 municípios e mais de 8 mil vereadores. De acordo com o presidente do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência, Gustavo Costa, a entidade vem realizando um trabalho importante na capacitação de servidores e parlamentares mineiros, recebendo em média, para cursos e formações, cerca de 1200 vereadores por ano, de todas as regiões do estado. Junto com o diretor executivo do Interlegis/ILB, ele destacou as disparidades sócio econômicas encontradas em Minas Gerais. Segundo Márcio Coimbra e Gustavo Costa, Minas Gerais é um estado que sintetiza a realidade brasileira.