Interlegis apresenta SAPL-R para a Assembleia Legislativa de Rondônia

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) foi desenvolvido pelo Interlegis no início da pandemia para possibilitar a continuidade das sessões deliberativas nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas durante o isolamento social.

04/12/2020

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) foi desenvolvido pelo Interlegis no início da pandemia para possibilitar a continuidade das sessões deliberativas nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas durante o isolamento social.

A chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Claudia Santos Alves, esteve na Sede do Interlegis, na última quarta-feira (2). A visita foi uma retribuição à participação do diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, na abertura de oficinas realizadas em 2019, em Porto Velho, atendendo à solicitação do senador Marcos Rogério (DEM/RO).

 A servidora veio conhecer o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R). O modelo foi desenvolvido em março para garantir a continuidade das votações nas casas legislativas, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O SAPL-R é a versão remota do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta tecnológica que já fazia parte do pacote ofertado pelo Interlegis aos parlamentos estaduais e municipais para otimizar e dar transparência às atividades administrativas e legislativas.

Representando o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais, David Varchavsky, recepcionou a servidora. O instrutor da Oficina de SAPL-R, Adalberto de Oliveira, apresentou a ferramenta e mostrou todas as funcionalidades do sistema.

- Para as deliberações de matérias, optamos pelo uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL, que disponibiliza o processo de votação com painel eletrônico, o registro da Ordem do Dia e das propostas legislativas, a lista de presença, a inscrição de oradores, a formulação de questões de ordem e a compilação de normas jurídicas. E para a realização da sessão plenária por videoconferência, utilizamos a plataforma Jitsi Meet. Tudo a custo zero para os parlamentos estaduais e municipais - explicou Adalberto.

Mais de 240 casas legislativas solicitaram o SAPL-R e a oficina para a capacitação dos servidores no uso do sistema. Entre os meses de abril e setembro, foram realizadas 51 turmas da Oficina de SAPL-R com a participação de 418 alunos.

A servidora de Rondônia elogiou a ferramenta e acredita que o produto é essencial para o legislativo brasileiro.

- O desenvolvimento do SAPL-R para atender às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas foi uma iniciativa fundamental para que as ações do Legislativo não fossem paralisadas, com a adoção de medidas preventivas à Covid-19. O sistema corresponde às expectativas dos parlamentares em manter o ritmo da produção legislativa em todo o país – avaliou.

Para Márcio Coimbra, essa é mais uma demonstração do alcance e da importância do Interlegis para a integração e modernização do legislativo brasileiro, mesmo em momentos atribulados como o de agora.

- Os resultados que alcançamos, em pouquíssimo tempo de implementação do SAPL-R, nos dão a certeza de que temos a plena capacidade de encontrar, no menor tempo possível, soluções práticas e inteligentes, com o que há de mais moderno em tecnologia, para ajudar o legislativo brasileiro em qualquer situação, mesmo em meio a adversidades como a pandemia de Covid-19 – concluiu Coimbra.