Instrutores do Interlegis divulgam oficina que se realizará nesta quinta

Eles foram recebidos pelo presidente Raul Cassel
Instrutores do Interlegis divulgam oficina que se realizará nesta quinta

Maíra Kiefer


Texto: Câmara Municipal de Novo Hamburgo

Na véspera da oficina Câmara Verde, promovida pelo Programa Interlegis em parceria com a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, os instrutores do curso conheceram as dependências da Casa e conversaram com o presidente Raul Cassel. A atividade vai ser ministrada na próxima quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, das 9h às 10h, no Plenário.

O Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro - ILB (Coperi), do Senado, David Varchavsky, o chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais, Mário Viggiano, a doutora em Sustentabilidade na Administração Pública, Danielle Abud, e o secretário da Coperi, André Luiz dos Santos Rodrigues, visitaram a Procuradoria da Mulher, a TV Câmara NH, a Escola do Legislativo e o Memorial Leopoldo Petry, entre outros. Durante o curso, as orientações serão dadas por Viggiano, Danielle e pela analista da Ecocâmara, da Câmara dos Deputados, Maristela Paiva, que não esteve presente ao tour desta quarta-feira. 

Conforme Danielle e Mário, a ideia é que a oficina não seja somente para diretrizes para a elaboração de um Plano de Logística Sustentável (PLS), documento para auxiliar administradores públicos a promoverem práticas de racionalização de gastos e processos, mas para os alunos exercitarem e colocarem no papel projetos para os legislativos locais. No começo do curso, além das apresentações e da presença do presidente da Câmara, Raul Cassel, serão repassadas definições sobre sustentabilidade. Varchavsky informou que foram realizadas cinco oficinas desde o final do ano passado: Rio de Janeiro, Cordeiro (RJ), Salvador, Brasília, São Paulo e Franca (SP). 

Danielle informou que a obrigatoriedade de implementação de um Plano de Logística Sustentável (PLS) já é realidade no Executivo e no Judiciário. Está em tramitação na Câmara o projeto de lei do Senado n° 717/2015, que dispõe sobre diretrizes e instrumentos para o planejamento de ações de responsabilidade socioambiental a serem observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e que regulamentará essa questão para os legislativos. 

Com carga de 16 horas-aula e entrada franca, as inscrições podem ser feitas no Legislativo um pouco antes do curso (rua Almirante Barroso, 261 – Centro) e informações podem ser obtidas por meio do telefone (51) 3594-0505. O evento tem apoio da Rede Legislativo Sustentável, Tribunal de Contas da União, Instituto Legislativo Brasileiro, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Haverá certificação aos presentes.