Especialistas em Governança discutem o tema em Encontro Interlegis/ILB

Evento teve participação interativa, por meio do e-Cidadania

O auditório do Interlegis em Brasília foi o palco do Encontro Interlegis/ILB com o tema: “Os principais desafios da Governança no Setor Público”.

O diretor-executivo Márcio Coimbra afirmou que, mais uma vez, o ILB assumiu o papel de promover o debate de temas de interesse público ao propor o evento com a presença de especialistas no assunto.

Floriano Filho, coordenador-geral do ILB, moderador do debate, lembrou que a vocação para centro de discussões é um dos pilares do Instituto. Afirmou também a relevância da iniciativa.

- Queremos dar nossa colaboração para o processo de transparência e controle que conduz para a boa informação. Esse é o papel do Interlegis.

A busca por maior eficiência dentro da Administração Pública, a fim de diminuir os entraves que paralisam serviços e bloqueiam investimentos, por meio da Governança, foi um dos aspectos mais discutidos pelos palestrantes.

O ministro do TCU Augusto Nardes, disse que o problema atual do Brasil está na “incapacidade do Estado de fazer entregas em todos os setores”.  Esse cenário vem do excesso de burocracia e da falta de transparência e de comunicação para integrar estados e Governo Federal. O ministro destacou que essa situação impacta diretamente na capacidade de investimento do país.

O secretário do Ministério da Economia Cristiano Heckert afirmou que o desafio imposto ao Governo Federal é fortalecer a capacidade de gestão do Estado, aumentando e a eficiência e a eficácia das ações de governo. Esse fortalecimento, esclareceu Cristiano, passa pela melhoria e pela revisão dos serviços prestados à sociedade, de pessoal, de processos e de estruturas.

A implantação de estratégias flexíveis e aderentes às especificidades regionais de cada segmento da justiça, com vistas à eficiência operacional e a adoção de melhores práticas de comunicação e gestão documental são alguns dos desafios para a governança judicial, como explicou o coordenador de Governança de TI do CNJ, Flávio Feitosa. Ele também apontou a evolução em acessibilidade ao sistema judicial como um dos entraves a serem superados.

Daniel Catelli, subsecretário adjunto de Gestão Pública, apresentou algumas práticas que estão em vigor para promover a Governança na Administração Pública. Catelli falou sobre o Guia de Política de Governança Pública, de 2017, e sobre o Catálogo de Boas Práticas e Lições Aprendidas, em elaboração.

Catelli também detalhou o Centro de Governo, uma rede administrada por representantes da Casa Civil, do Ministério da Economia, do Gabinete de Segurança Institucional, pela Secretaria Geral da Presidência e pela CGU para coordenar as ações de Governo.

O evento foi transmitido pelo portal e-Cidadania e também está disponível no canal do Interlegis no youtube.