Aproximadamente quatro mil pessoas participaram dos eventos Interlegis

Balanço do ano demonstra o sucesso das oficinas e encontros

Encerrado o ano de 2018, é hora de fazer uma avaliação das ações desenvolvidas no âmbito do Interlegis.

Executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, órgão de capacitação do Senado Federal, o Programa Interlegis completou 21 anos. Mais uma vez o Interlegis se dedicou a realizar uma de suas principais atividades junto às casas legislativas: os Encontros e as Oficinas.

Quinze estados mais o Distrito Federal recepcionaram alguma ação do Programa como treinamentos e consultorias, chamados de oficinas, ou os encontros institucionais. Com um puxado ritmo de viagens para a realização desses eventos, o Interlegis alcançou aproximadamente 3800 pessoas, na maior parte o público das capacitações formado basicamente por servidores do legislativo e vereadores.

No entanto, novos produtos e novos temas de oficinas também foram lançados, com grande sucesso. É o caso do e-mail legislativo, que depois de sair da fase experimental encerrou o ano com 252 casas utilizando o produto, e da Oficina Câmara Verde, por exemplo. A décima edição do Encontro Interlegis de Tecnologia, EnGITEC também ocorreu com grande sucesso, medido pelo impacto após o evento. Casas legislativas que fizeram revoluções depois do EnGITEC, como Porto dos Gaúchos, em Mato Grosso, em que, desde o final do ano, as votações nominais são acompanhadas ao vivo, por meio de painel eletrônico instalado depois de o assunto vir à tona no Encontro.

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL, em sua versão 3.1, ganhou dois novos módulos: articulação e compilação de textos jurídicos. Câmaras como Formosa (GO), Bento Gonçalves (RS) e Estância Turística de Ibiúna (SP) concluíram a compilação de todo os seus Regimentos Internos e das Leis Orgânicas Municipais. O trabalho permite ver a linha do tempo das leis, com todas as suas alterações e revogações.

Outras ações foram executadas no ano. Participação em seminários, conferências, melhorias tecnológicas em processos e mais. Nas próximas edições da Retrospectiva 2018, detalharemos algumas dessas ações. Acompanhe.