Diretor do Interlegis participou de Conferência sobre a evolução digital no processo legislativo

A Conferência Python Brasil 2020 foi transmitida pelo YouTube e discutiu inovação tecnológica, democracia e dados abertos no poder público.

03/11/2020

Na manhã desta terça-feira (3), o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, participou da Python Brasil 2020 para apresentar as ferramentas tecnológicas ofertadas gratuitamente para a modernização e transparência do processo Legislativo dos municípios brasileiros.

Mediada pelo integrante da comunidade Python, Mário Sérgio, o encontro durou cerca de duas horas e também contou com as presenças de Luis Kimaid,  cientista político e CEO da Bússola Tech; e Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora-executiva da agência de notícias Fiquem Sabendo

Márcio Coimbra falou sobre a missão do Interlegis de fortalecer a democracia com a integração e modernização o Legislativo brasileiro. 

– A tecnologia tem o poder de encurtar as distâncias, aproximando as pessoas e fortalecendo as instituições. Ao disseminar conhecimento e transferir tecnologia aos parlamentos, o Interlegis contribui também para o fortalecimento da democracia, na medida em que oferece condições para que desempenhem, com eficiência e transparência, as atividades administrativas e legislativas e facilitem o acesso dos cidadãos ao trabalho realizado – afirmou o diretor.

Coimbra ressaltou, ainda, a importância da integração das comunidades que trabalham com a linguagem Python para o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas que contribuam com o Interlegis na modernização dos parlamentos estaduais e municipais.

Contamos com uma equipe super talentosa e experiente em tecnologia, mas nós não temos capacidade para desenvolver novos produtos a todo momento, dar suporte e oferecer melhorias para tantas casas simultaneamente. São 5.570 municípios para levarmos inovação. E, para isso, nós pretendemos contar com a parceria das comunidades de linguagem Python e, também, daquelas que fazem parte do corpo funcional das Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o legislativo – destacou.

Outro tema abordado foi a Lei de Acesso à Informação (LAI). Maria Vitória apontou a evolução do Brasil após a vigência da LAI, comparando aos processos realizados nos Estados Unidos.

– O Brasil chegou muito atrasado com a LAI, mas proporcionou uma série de vantagens com o fundamento que embasa a Lei de Acesso, como a gratuidade universal, o caráter digital do governo e a transparência dos dados. Em comparação com os Estados Unidos, o Brasil está muito à frente nesse processo de digitalização e transparência no poder público – avaliou.

Nessa mesma temática, o diretor-executivo do Interlegis mencionou a dificuldade de acesso aos dados municipais.

– Nos municípios, ainda existe uma cultura de limitar o acesso à informação e não prestar contas à população. Isso precisa mudar, nós precisamos ser uma democracia no sentido amplo do termo. Isso inclui amplas liberdades em vários aspectos, como liberdade de pensamento, de ação, de expressão, bem como, o direito de eleger seus representantes e poder fiscalizá-los – concluiu Coimbra.

Para Luis Kimaid o Legislativo tem um papel fundamental para a manutenção da democracia. 

– Nós temos que olhar para o Poder Legislativo como uma linha de frente da democracia. Não é mais cabível que nós estejamos limitados por tomadas de decisões do passado. Nós temos que usar esse espaço para a construção de um conhecimento coletivo e colaborativo – disse Kimaid. 

O evento Python Brasil 2020 vai até o dia 8 de novembro. No sábado (7), das 9h às 17h, a equipe de informática do Interlegis irá apresentar e trabalhar com os participantes em dois produtos, que têm como objetivo dar transparência às atividades das casas legislativas: o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). 

Clique aqui para assistir ao encontro na íntegra ou acesse o site da Python Brasil para acompanhar o restante do evento.