Direitos Humanos e Liberdade Religiosa serão debatidos em Webinar do Interlegis

O evento será realizado nesta sexta-feira (6), das 15h às 17h30, em parceria com a IR.wi e Instituto Montese, e vai discutir a importância da liberdade religiosa para a manutenção dos direitos humanos e da democracia.

04/11/2020

O Interlegis irá realizar, nesta sexta-feira (6), o Webinar “Direitos Humanos e Liberdade Religiosa – Uma Conexão Essencial” para debater a importância da garantia da liberdade religiosa para a manutenção dos direitos humanos.

O evento será transmitido, a partir das 15h, pelo canal do Interlegis no Youtube e Portal e-cidadania. O debate é uma parceria com o Instituto Mundial para as Relações Internacionais - IR.wi e o Instituto Montese, importantes centros de estudos e debates para o fortalecimento da democracia.

A senadora Mailza Gomes (Progressistas – AC) vai fazer a abertura do Webinar. Ela ressalta que a liberdade religiosa é um direito que precisa ser cada vez mais preservado.

- A nossa constituição prevê a inviolabilidade à liberdade de pensamento, consciência e crença. Eu tenho a minha religião e minhas convicções, porém não posso exigir e nem ser intolerante com quem pensa diferente de mim – afirma a senadora.

Os debatedores serão Thiago Vieira, do Instituto Brasileiro de Direito Religioso (IBDR); Mirticeli Medeiros, jornalista no Vaticano; Ismael Almeida, assessor legislativo do Senado Federal; Paulo Cremonese, associado da União dos Juristas Católicos de São Paulo; e Madeleine Lascko, jornalista da Gazeta do Povo. A mediação ficará a cargo de Carolina Valente, da IR.wi.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o debate vai possibilitar  uma reflexão a respeito da importância da descontinuidade de práticas de intolerância e perseguições religiosas para a garantia de uma sociedade plural, aberta e democrática.

-  O fim da intolerância e de perseguições religiosas é fundamental para assegurar direitos básicos a toda e qualquer pessoa, respeitando a Declaração Universal de Direitos Humanos – destaca Coimbra.

Serviço

Webinar - Direitos Humanos e Liberdade Religiosa – uma conexão essencial

Data: 6/11

Horário: 15h às 17h30

Transmissão: Canal do Interlegis no Youtube / Portal e-Cidadania