Dia Internacional da Democracia: Interlegis integra evento mundial sobre transformação digital no Legislativo

Webinar reuniu 23 parlamentos do mundo para debater papel da tecnologia na atividade do Legislativo em tempos de Covid-19.

15/09/2020

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, participou do evento digital global LegisTech For Democracy, promovido pelo Bússola Tech nesta terça-feira (15) para falar sobre os bons resultados alcançados pelo Interlegis durante o período de pandemia da Covid-19.

Ao lado de 23 parlamentos do mundo, Coimbra apresentou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), uma tecnologia moderna que tem permitido a realização de sessões deliberativas nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Desde março, o SAPLR já capacitou aproximadamente 420 servidores de 227 casas legislativas pelo Brasil. O diretor atribui os resultados alcançados ao trabalho desenvolvido com criatividade e maestria pela equipe do Interlegis, desde os desenvolvedores do sistema até o corpo docente, responsável pela capacitação dos servidores das casas legislativas.

Para ele, a missão do Interlegis de capacitar e modernizar o Legislativo brasileiro fez toda a diferença para criar uma estratégia que driblasse o isolamento social, garantindo a continuidade do trabalho dos parlamentos no país.

- Esses resultados, em pouquíssimo tempo de implementação do SAPL-R, nos dão a certeza de que temos a plena capacidade de encontrar, no menor tempo possível, soluções práticas e inteligentes, com o que há de mais moderno em tecnologia, para ajudar o legislativo brasileiro em qualquer situação, mesmo em meio a adversidades como a pandemia de Covid-19 -, avaliou.

A crise sanitária global da Covid-19 mostrou que os parlamentos podem ser líderes da transformação digital no setor público, remodelando formatos e auxiliando o Poder Executivo no uso da tecnologia mais eficaz para uma melhor prestação de serviços públicos.

Foi a primeira vez na história que diversos parlamentos se reuniram virtualmente para discutir sua transformação digital e compartilhar experiências que envolvam a tecnologia no Legislativo.

- Nós só teremos uma Democracia de fato quando conseguirmos colocar lado a lado sociedade e legislativo -, afirmou Coimbra.

Bússola Tech

Bússola Tech é uma startup que busca criar as melhores experiências para a transformação digital do Poder Legislativo. Isso significa aprender com as experiências mais ousadas e torná-las realidade, para aproximar os Parlamentos da sociedade.

A empresa promove o evento digital LegisTech For Democracy no Dia Internacional da Democracia para reconhecer o trabalho de diferentes casas e compartilhar suas experiências durante este período de transformação em seu processo legislativo.