Curso sobre Defesa Nacional e o Poder Legislativo foi aberto nesta segunda-feira (28) com Aula Magna de Fernando Collor

O senador fez o alerta: “Capacidade de defesa não surge da noite para o dia. É fruto de esforço contínuo em tempos de paz”.

28/09/2020

Imagem_Collor.png

Na manhã desta segunda-feira (28), o Interlegis deu início ao novo curso virtual de extensão “Defesa Nacional e o Poder Legislativo” com uma Aula Magna ministrada pelo senador Fernando Collor (PROS-AL) e transmitida ao vivo no Youtube.

O curso gratuito advém da parceria entre a Escola de Governo do Senado Federal - por intermédio da Coordenação de Educação Superior (COESUP) - e a Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG). O objetivo é ensinar os conceitos sobre Defesa Nacional e analisar os papéis do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, incluindo os Projetos Estratégicos e a Base Industrial de Defesa.

Ex-presidente da República, o senador Fernando Collor de Mello iniciou a aula apresentando o curso como uma jornada rica em aprendizado técnico e compreensão humana da realidade, definindo como especialmente auspicioso o estudo da inter-relação entre a Defesa Nacional e o Poder Legislativo: 

“É importante buscar, por um lado, o aprofundamento da percepção dos servidores civis do Congresso Nacional sobre a natureza e a dinâmica das Forças Armadas e, por outro, o maior entendimento dos militares sobre a estrutura e o funcionamento interno do Parlamento”, disse.

Para Collor, a Defesa Nacional não se restringe apenas à atuação das Forças Armadas, mas abrange também a diplomacia, a estabilidade política, o desenvolvimento econômico, a capacidade tecnológica e a coesão social como elementos que inibem agressões a outros países: "Se chegarmos ao ponto de sermos obrigados a empregar a capacidade bélica das Forças Armadas é sinal, como regra, de que todos os demais instrumentos à disposição do Estado brasileiro falharam, especialmente a diplomacia", destacou o parlamentar.

Collor entende que o Brasil e a América do Sul não podem perder de vista os caminhos para progredir no desenvolvimento, explorando os interesses convergentes e as vantagens comparativas para influir no cenário internacional: “Reconhecer a totalidade do ambiente globalizado é o ponto de partida para que exerçamos, com menor dependência das grandes potências, um maior protagonismo no mundo”.

Apesar de o Brasil atingir três décadas de uma democracia cada vez mais pujante e consolidada, a mais longa da história do país, o senador alertou que deve haver atenção para manter essa conquista: "Devemos estar atentos e cientes de que a luta é contínua. É preciso trabalhar diariamente para manter e ampliar as práticas democráticas no cenário político nacional”, enfatizou.

Fernando Collor finalizou a aula destacando que alunos e instrutores sairão mais alertas para a importância da Defesa Nacional, estando mais conscientes das potencialidades, limitações e necessidades das Forças Armadas e do Poder Legislativo: "A guerra moderna está centrada, cada vez mais, no emprego especializado e integrado das forças, apoiado em conhecimento, tecnologia e inovação. Precisamos buscar, juntos, as soluções para os desafios atuais e futuros na proteção do nosso território e dos nossos interesses”, encerrou.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, agradeceu ao ex-presidente por abordar o relevante tema da democracia: "É fundamental e muito importante o debate da Política Nacional de Defesa para que esse assunto sobressaia. Agradeço em nome do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira por essa aula que ressaltou todos os pontos importantes entre os assuntos de Defesa e do Legislativo”, concluiu o ministro.

Print Ministro e Diretor_Aula Magna.jpeg

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destacou o significado desse tema para a atuação democrática do Brasil: "Sabemos da importância e do valor das Forças Armadas para sustentação da nossa República e da democracia. Para nós, é uma honra atuar de forma complementar para aperfeiçoar estudos que possam desenvolver e fortalecer o Brasil”.

Para Márcio, esse foi apenas o início de uma longa parceria: "A cooperação entre o Senado Federal e as Forças Armadas é fundamental como sustentáculo da democracia brasileira. São entidades irmãs e complementares que trabalharão para os melhores resultados no que tange a esse curso e a outras ações”, afirmou Coimbra. 

Durante os dois meses de duração, as aulas serão dadas remotamente com participações especiais do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e do deputado federal General Peternelli (PSL-SP). 

Para saber mais sobre o conteúdo do curso e demais convidados, clique aqui.


Guilherme Nascimento, sob supervisão de David Varchavsky