Coordenador do Interlegis faz apresentação em encontro de Cerimonialistas

Em sua fala, Francisco Biondo demonstrou porque o Cerimonial ajuda na construção da imagem pública das instituições

Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis, foi um dos palestrantes do primeiro dia do Encontro Brasileiro de Cerimonialistas, em Curitiba.

Em sua segunda edição, o Encontro é organizado pela Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial. Biondo, que é especialista em Relações Públicas, fez apresentação intitulada “Imagem é Tudo”.

Em sua fala, Biondo abordou a tendência atual das relações humanas voltadas à informalidade, simplificação e forte influência da mídia para afirmar que “o modo como falamos mostra como pensamos”. Ao aprofundar sua fala, o especialista mostrou estudos que demonstram que apenas 7% do impacto da comunicação advém das palavras. Os outros 93% vem dos sons e do corpo. Daí a relevância da imagem para a construção de uma percepção positiva e o papel do Cerimonial para ajudar nesse processo. A função comunitária do protocolo foi outro tema da palestra. Hierarquia das organizações e significância das relações institucionais foram alguns dos tópicos abordados.

O ponto central da explanação, no entanto, foi a análise comportamental das autoridades. Na fala, Biondo fez a diferenciação entre o púlpito e o palanque e como esses espaços exigem mudança de postura dos seus ocupantes. Os presentes também ouviram exemplos de situações de agressões da liturgia do cargo em flagrante descumprimento das regras protocolares. Biondo passou por assuntos sensíveis que merecem cuidado como linguagem, apresentação pessoal e comunicação oficial.

O Encontro prosseguiu no dia 30, quando Biondo participou do Painel “Diplomação, Posses e Transmissão de Cargos”.