Congresso Nacional é iluminado com cores da bandeira LGBTI

29/06/2020 Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O prédio do Congresso Nacional foi iluminado com as cores do arco-íris para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), na noite do último domingo (28).  É a primeira vez que isso acontece na sede do Poder Legislativo brasileiro e atendeu à solicitação do senador Fabiano Contarato (REDE-ES).

"Esse arco-íris que iluminou o Congresso Nacional simboliza a nossa liberdade, respeito, amor e a igualdade. Sonho com o dia em que ninguém será julgado pela cor da sua pele, pela sua orientação sexual ou por qualquer outra situação que justifique violência ou preconceito," destacou o senador.

Durante todo o domingo, o Interlegis também lembrou a data em suas redes sociais. Para o Diretor Executivo, Márcio Coimbra, é importante dar ressonância a iniciativas que contribuam para a diminuição da desigualdade e da intolerância.

“Com paz, união e respeito podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Coimbra.  

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), se manifestou no Twitter. 

“É de essência da própria Democracia o respeito à pluralidade e à diversidade”, registrou Alcolumbre.

O dia 28 de junho de 1969 ficou marcado no calendário mundial por ter sido a data em que a comunidade LGBTI reagiu à onda de violência da polícia contra os frequentadores do bar The Stonewall Inn, em Nova York. A Diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, comentou sobre o fato que deu origem à celebração do orgulho gay.  

“O acontecimento foi um marco na busca pela garantia de direitos civis e teve reflexos importantes na história. Prova disso é que, um ano depois, ocorreu a primeira Parada do Orgulho Gay dos Estados Unidos, cuja tradição segue até hoje em diversos países. Celebramos, nesta data, a luta contra o preconceito, o respeito à diversidade e o amor em todas as suas formas”, disse Ilana.

A Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS) também homenageou o Dia Internacional do Orgulho LGBT em suas mídias sociais. Para o vereador Rafael Bueno (PDT-RS) é fundamental combater o preconceito e implementar políticas mais inclusivas.

“A celebração do Dia do Orgulho LGBT reforça a conscientização sobre questões fundamentais como o respeito e a inclusão social. Infelizmente, no Brasil ainda existe muita intolerância e isso faz com que os índices de violência sejam elevados. Aqui é o lugar que mais mata a população LGBT no mundo todo ", lembrou Bueno.

Equipe de Comunicação Interlegis - com informações da Câmara Municipal de Caxias do Sul.