Conferência Internacional discute impactos da insegurança jurídica nos investimentos estrangeiros

O evento, organizado pelo Interlegis/ILB, terá presença do Senador Irajá Abreu(PSD-TO), empresários e representantes do TCU, Ministério da Economia e OAB

O termo “Custo Brasil” descreve de forma genérica o conjunto de dificuldades estruturais burocráticas e econômicas que tornam mais caros os investimentos no Brasil. O chamado “Custo Brasil” dificulta o desenvolvimento e aumenta fatores como o desemprego, o trabalho informal e a sonegação de impostos.

Ao lado de todas estas mazelas, a legislação tributária brasileira é de difícil compreensão. Faltam estabilidade, clareza e simplicidade aos tributos brasileiros. Ao mesmo tempo, milhões de processos estão pendentes de julgamento na justiça brasileira, sendo grande parte deles ligados ao mundo dos negócios.

Tudo isso compõe um quadro de insegurança jurídica, que vem afastando ao longo dos anos, os investimentos estrangeiros do país. O tema será debatido nesta quinta-feira (28), a partir das 14 horas no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Estarão presentes no evento, entre outras autoridades, o Senador Irajá Abreu (PSD – TO) e o Diretor-Executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra.

Segundo Coimbra, o Brasil precisa de investimento para fazer a economia crescer.

- Os recursos vindos de fora necessitam de segurança jurídica. Este momento é extremamente propício para discutir os caminhos que podemos trilhar neste sentido. Esta tem sido a agenda do Senado capitaneada pelo Presidente Davi Alcolumbre, extremamente focada na melhora da economia do país. Logo, o Interlegis/ILB se agrega neste esforço apoiando discussões sobre o tema – afirmou Márcio Coimbra

 A “Conferência Internacional + Segurança Jurídica + Investimentos Estrangeiros” será realizada pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, ABRIG,  e organizada pelo Interlegis/ILB do Senado Federal.