Combate ao Terrorismo é tema de aula especial do Curso de pós-graduação sobre Legislativo e Defesa Nacional

A aula, dividida em três blocos, teve três horas e meia de duração e contou com a participação de 50 alunos. O curso foi iniciado em setembro, sendo a primeira turma com vagas limitadas para servidores das Comissões de Defesa do Congresso Nacional e Gabinetes.

Na última sexta-feira (27), o Interlegis, por meio da Escola de Governo do Senado, realizou aula especial do curso de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”, promovido em parceria com a Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG). O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO), fez uma palestra, por videoconferência, sobre ações para o combate ao terrorismo internacional.

O deputado deu ênfase ao Projeto de Lei Nº 1595/2019, de sua autoria, que trata da resposta estatal à ameaça terrorista nas vertentes jurídico-penal e combatente-assecuratória. Ele alertou sobre a necessidade de uma legislação específica para o combate a atos terroristas.

– A falta de leis e decretos sobre esses processos de combate ao terrorismo fragiliza nossa capacidade de ação e isso é um problema que precisamos enfrentar. Temos que institucionalizar os protocolos e isso precisa estar na legislação brasileira – declarou.

A importância de ações preventivas de segurança contra patrimônios públicos e privados no país também foi apontada pelo deputado. Ele comparou os trabalhos feitos por países como Estados Unidos, Inglaterra e França, que monitoram e agem rapidamente em situações deste tipo.

– Hoje, nós temos uma pretensão muito pequena no que diz respeito à prevenção e combate ao terrorismo. Nós podemos, efetivamente, nos tornar alvos. O Brasil precisa ter estrutura e preparo adequados para garantir a segurança dos cidadãos – ressaltou o deputado.

Em outro momento da aula, os alunos fizeram uma análise dos assuntos abordados, em apresentação gravada do Senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O senador falou sobre projetos das Forças Armadas, responsabilidade política do Poder Legislativo, monitoramento de fronteiras na base de Alcântara (MA), transferência de tecnologia e sobre a atenção do Congresso Nacional para pautas de Defesa Nacional.

O espaço também foi reservado para a apresentação do professor e coordenador de Educação Superior do Interlegis/ILB, Floriano Filho. Segundo ele, o comércio internacional é um dos setores essenciais para o desenvolvimento político e econômico dos países.

– Em termos comerciais, o nosso país ainda é relativamente fechado, em relação ao que poderia ser – afirmou Floriano.

Para conhecer melhor sobre esse e outros cursos oferecidos pelo Interlegis/ILB, por meio da Escola de Governo do Senado, acesse interlegis.leg.br e siga as redes sociais.