Câmara de São Gabriel do Oeste (MS) busca ferramentas Interlegis para ter mais transparência

Gabinete do senador Nelsinho Trad quer ampliar acesso do Programa a cidades do MS

Os vereadores Marcos Paz e Ramão Gomes, da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste (MS), visitaram o Interlegis na manhã desta sexta-feira, 22, com o objetivo de conhecer mais a respeito dos produtos Interlegis, sobretudo o Portal Modelo para internet. Embora seja conveniada com o Programa desde 2002, a casa não possui nenhum dos produtos por ele disponibilizados. Os vereadores pretendem modernizar a casa legislativa e estreitar o relacionamento com a sociedade. 

Os vereadores foram recebidos pelos servidores Otto Nascimento e Dalva Dutra, que apresentaram os produtos e serviços oferecidos pelo Interlegis e orientaram sobre os procedimentos necessários para que a casa tenha acesso a eles, informando ainda que nenhum deles tem custo algum para as casas. Dalva sugeriu um pacote de serviços que se adequem às demandas da Câmara. “Além disso, é fundamental que haja treinamento e capacitação para os servidores. Para isso, o programa dispões diversas oficinas”, destacou.

A visita foi acompanhada por Taiza Oliveira, assessora de municípios do gabinete do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Engajada com a modernização dos municípios sul-mato-grossenses, Taiza afirmou que vai fazer um levantamento das casas que ainda não possuem tecnologias como as disponibilizadas pelo Interlegis. “Sabemos que muitas delas ainda não têm sites na internet. Quando possuem, são desatualizados. Por vezes, até o contato telefônico é difícil. Vamos mapear essas casas e apresentá-las ao Programa”, disse.

As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portal na internet personalizado para a câmara municipal (Portal Modelo), além da automação de todo o processo legislativo, inclusive painel de votação (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL). Existem também as Oficinas, como a de revisão de Marcos Jurídicos, que ajuda a atualizar documentos fundamentais nas relações entre o Legislativo e o Executivo e para o funcionamento das próprias câmaras - a saber, a Lei Orgânica e o Regimento Interno.

Otto Nascimento também falou sobre as vantagens de criação de uma Escola do Legislativo no âmbito da Câmara, que pode fazer o trabalho de capacitação dos servidores e intercâmbio com dezenas de outras que existem no país, além de contarem também com a parceria do Senado.

Os servidores também levantaram a possibilidade da realização de Encontros regionais, que são feitos com a participação de consultores do Senado e servem para discutir temas da agenda legislativa e assuntos de interesse regional. Os vereadores e a assessora do senador mostraram-se interessados na realização de um evento desta natureza.

Segundo o vereador Marcos Paz, a cidade avançou em tecnologias e acesso à internet. “Essas ferramentas vão nos ajudar a fazer um trabalho cada vez mais transparente e eficaz, o que gera inúmeros benefícios à população”, diz Paz. São Gabriel do Oeste é um município brasileiro situado no interior do estado de Mato Grosso do Sul. O município possui o terceiro melhor IDH do estado de Mato Grosso do Sul, com 0,812, atrás apenas de Chapadão do Sul e Campo Grande.